Sociedade

Paulo Nunes de Almeida homenageado pela cidade e região

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O antigo presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida, foi alvo de uma homenagem no Teatro Rivoli. Uma cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de muitos amigos do empresário.

O presidente da Câmara do Porto proferiu umas breves palavras antes da exibição de um documentário sobre o homenageado, destacando a sua personalidade e caráter. A cerimónia, que decorreu na passada sexta-feira, contou igualmente com testemunhos dos filhos de Paulo Nunes de Almeida, de empresários e de amigos.

Na sessão foi apresentado, pela primeira vez, um documentário sobre o legado de Paulo Nunes de Almeida, enquanto empresário e líder associativo, realizado por Daniel Deusdado, administrador da Farol de Ideias, empresa responsável pelo filme, que contou com o apoio da Câmara do Porto, FC Porto, AEP, Associação Comercial do Porto (ACP), Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e Porto Canal.

Com cerca de 70 minutos, intitulado “Paulo Nunes de Almeida, o radical dos consensos”, o documentário, elogiado, durante a cerimónia, pela própria família e amigos do empresário, integra declarações do presidente da Câmara do Porto, de alguns dos mais importantes empresários e gestores da região (Manuel Serrão, Paulo Barros Vale, Paulo Vaz, entre outros), do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, clube ao qual o empresário também esteve ligado enquanto presidente do Conselho Fiscal, e da família.

Rui Moreira recorda, no documentário, que Paulo Nunes de Almeida “faz parte da ala dos jovens empresários” que dinamizou a cidade e a região. Como resumiu o atual presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, Paulo Nunes de Almeida “deixou uma marca de coragem e determinação”, mas também “um vazio”.

O documentário, dividido em quatro temas – “o radical dos consensos”, “negociador incansável”, “o portuense livre e empreendedor” e “Nobre. Invicto portista leal” –, evoca o antigo presidente da Associação Empresarial de Portugal, desaparecido em 4 de julho de 2019, aos 60 anos.