Paula Guerra escolhe "Independança" para Escuta Ativa na Fonoteca Municipal
Porto.
Notícia
DR
A última Escuta Ativa na Fonoteca Municipal do Porto, antes de uma pausa durante o mês de agosto, tem como anfitriã a socióloga e investigadora Paula Guerra que escolheu o disco “Independança”, dos GNR, para audição conjunta. A sessão realiza-se neste sábado, 27 de julho, às 11 horas e tem entrada livre.
No mês que marcou a organização da sétima edição da Conferência Internacional KISMIF "DIY Cultures, Democracy and Creative Participation", da qual também é coordenadora e fundadora, Paula Guerra convida a escutar um registo marcante da história da música feita em Portugal: "Independança" (1982), o primeiro álbum de estúdio da banda GNR e a estreia de Rui Reininho enquanto vocalista e letrista do grupo.
Professora associada de Sociologia na Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Sociologia da mesma universidade, Paula Guerra é também professora associada adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research na Griffith University (Austrália) e investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e do DINÂMIA'CET – ISCTE, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. Fundadora e coordenadora da Rede Todas as Artes: Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes, coordena vários projetos de investigação subordinados às culturas juvenis, sociologia das artes e da cultura, cocriação, metodologias e técnicas de investigação, culturas DIY, entre outros temas.
Depois desta sessão, a Escuta Ativa regressa em setembro, com novos convidados, discos e histórias musicais à espera de ser partilhadas.