Cultura

Património mundial e sustentabilidade em debate no âmbito de projeto europeu liderado pelo Porto

  • Notícia

    Notícia

#Miguel_Nogueira_casario_Porto.jpg

Decorre na terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de novembro, o 5.º Encontro Internacional do projeto AtlaS.WH, uma parceria liderada pelo Porto e que integra outras quatro cidades - Bordéus, Edimburgo, Florença e Santiago de Compostela - cujos centros históricos estão inscritos na lista de proteção do património mundial.

Subordinado ao tema "World Heritage: 2 words about sustainability" (Património Mundial: duas palavras para a sustentabilidade), este encontro vai contemplar cinco conferências, abertas ao público em geral, às quais é possível assistir por meios digitais. Nestas sessões serão apresentados os trabalhos relacionados com os novos Planos de Gestão e Sustentabilidade de cada sítio património mundial, bem como as diversas atividades que têm sido levadas a cabo neste âmbito.

Porto, Bordéus, Edimburgo, Florença e Santiago de Compostela, as cinco cidades que compõem a rede AtlaS.WH (Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial), vão dar a conhecer as suas práticas e trocar experiências no âmbito do projeto ao longo destes dois dias.

Todos os interessados podem assistir às conferências públicas através da seguinte hiperligação: https://event.voiceboxer.com/event/adigcu/login. A língua oficial do encontro é o inglês e haverá interpretação simultânea em francês.

O projeto AtlaS.WH, cofinanciado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, esteve recentemente em destaque na newsletter "World Heritage Cities Programme - Urban Notebooks", veículo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a partilha de informações e práticas inovadoras ao nível da gestão cultural em todo o mundo.