Ambiente

Passeio guiado leva à descoberta do rio Tinto e Parque Oriental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A quinta edição da iniciativa "Aprender no Campo – Ribeiras e Espaços Verdes do Porto", promovida pela FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade decorreu no passado fim de semana. Uma das sessões foi dedicada ao rio Tinto e Parque Oriental e contou com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, e dezenas de participantes.

A ação teve início junto à marina do Freixo, com passagem pelo rio Torto e visita ao Parque Oriental, ao longo do rio Tinto. O regresso fez-se junto ao Douro, com passagem por palácios barrocos. Os participantes ficaram a conhecer melhor os cursos de água e toda a riqueza de fauna e flora ali existente.

O Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Águas (PVRLA) do Município do Porto está previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e pretende valorizar e proteger os recursos hídricos da cidade, reduzindo ainda a sua vulnerabilidade face aos efeitos das alterações climáticas através da identificação e priorização de medidas e investimentos. O grande objetivo deste plano é "reabilitar águas e ribeiras à superfície".

Dentro do Município do Porto, o rio Tinto apresenta três grandes afluentes: ribeira da Lomba, ribeira de Vilã Meã e ribeira de Cartes. Uma parte do traçado da primeira será reabilitado no âmbito da construção do complexo desportivo de Campanha, junto à Rua Justino Teixeira.

Valorização do rio Tinto

Parte do traçado entubado da ribeira de Vila Meã será também reabilitado, no âmbito da criação do novo centro empresarial de Campanhã, enquanto junto à foz da ribeira de Cartes vai ser criado o Parque Alameda de Cartes.

Reconhecendo a importância deste recurso e a necessidade de preservar o património natural e promover a valorização ambiental do rio Tinto, foi desenvolvido, em parceria com o Município de Gondomar, o Projeto do Intercetor do Rio Tinto.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), visou o transporte dos efluentes tratados nas ETAR de Rio Tinto (Gondomar) e Freixo (Porto) até a sua descarga final no rio Douro.

Esta intervenção promoveu ainda a criação de um parque linear ao longo das margens do rio, através da sua reabilitação, privilegiando a implementação de soluções de base natural.