Mobilidade

Passageiros da STCP dão exemplo de cidadania e cumprem medidas como a obrigação de usar máscara

  • Notícia

    Notícia

#mno_paragem_de_autocarro.jpg

Miguel Nogueira

Até ao meio dia de hoje foram efetuadas 35 ações de fiscalização aos autocarros da STCP que operam em seis linhas de maior procura, verificando-se a total adesão dos utilizadores às medidas impostas, nomeadamente a utilização de máscara ou viseira, bem como o cumprimento do distanciamento social nas paragens e, no interior do veículo, acatando a regra de lotação de dois terços.

A Câmara do Porto, através da Polícia Municipal e em coordenação com a STCP, está a desenvolver uma operação de fiscalização conjunta do cumprimento das medidas definidas pela situação de calamidade, no que diz respeito ao funcionamento e utilização do transporte público.

Essa operação conta com a supervisão do Centro de Gestão Integrada (CGI) do Porto, onde se concentram elementos da STCP, da direção municipal de Mobilidade e Transporte e da própria Polícia Municipal, que faz a ponte com os meios disponibilizados para o terreno e que envolvem 12 agentes, seis carros, duas motos e duas bicicletas.

Até ao momento, o cumprimento dos passageiros tem sido exemplar e, por isso também, digno de registo.

As ações de fiscalização conjunta do Município e STCP vão manter-se durante este período, não obstante o verdadeiro exemplo de cidadania que se tem verificado pelos utilizadores empresa de transportes pública, operadora exclusiva no concelho do Porto.

A operação de fiscalização da Polícia Municipal será progressivamente alargada aos autocarros de operadores privados que operam linhas com paragem no Município do Porto.