Passageiros da STCP dão exemplo de cidadania e cumprem medidas como a obrigação de usar máscara
Notícia

Miguel Nogueira
Até ao meio dia de hoje foram efetuadas 35 ações de fiscalização aos autocarros da STCP que operam em seis linhas de maior procura, verificando-se a total adesão dos utilizadores às medidas impostas, nomeadamente a utilização de máscara ou viseira, bem como o cumprimento do distanciamento social nas paragens e, no interior do veículo, acatando a regra de lotação de dois terços.
A Câmara do Porto, através da Polícia Municipal e em coordenação com a STCP, está a desenvolver uma operação de fiscalização conjunta do cumprimento das medidas definidas pela situação de calamidade, no que diz respeito ao funcionamento e utilização do transporte público.
Essa operação conta com a supervisão do Centro de Gestão Integrada (CGI) do Porto, onde se concentram elementos da STCP, da direção municipal de Mobilidade e Transporte e da própria Polícia Municipal, que faz a ponte com os meios disponibilizados para o terreno e que envolvem 12 agentes, seis carros, duas motos e duas bicicletas.
Até ao momento, o cumprimento dos passageiros tem sido exemplar e, por isso também, digno de registo.
As ações de fiscalização conjunta do Município e STCP vão manter-se durante este período, não obstante o verdadeiro exemplo de cidadania que se tem verificado pelos utilizadores empresa de transportes pública, operadora exclusiva no concelho do Porto.
A operação de fiscalização da Polícia Municipal será progressivamente alargada aos autocarros de operadores privados que operam linhas com paragem no Município do Porto.