Educação

Participantes e parceiros do Programa Aconchego confraternizam no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Batalha Centro de Cinema foi, este ano, o local escolhido para o encontro anual dos participantes e parceiros do programa municipal Aconchego. No ano letivo 2023/2024 estão integrados 20 aderentes – dez estudantes do ensino superior e dez seniores. Durante uma tarde, todos puderam confraternizar e ficar a conhecer um espaço emblemático da cidade.

O "Aconchego" realiza-se em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), dando resposta a dois problemas díspares: o elevado número de jovens que se deslocam para ingressarem no ensino superior com dificuldade no acesso a alojamento e a grande percentagem de seniores a viverem sós.

Assim, os seniores retribuem a companhia com o alojamento e os jovens universitários compensam o alojamento com companhia, apresentando-se como uma opção para combater a solidão dos seniores e, também, como uma opção para os estudantes reduzirem as despesas de alojamento.

Os objetivos do programa passam, assim, pelo combate ao isolamento dos seniores, promover a relação intergeracional e o envelhecimento ativo.

Desde o seu início, em 2004, já tiveram a participação de 278 seniores e outros tantos estudantes universitários. Para este ano letivo houve 13 processos de adesão.

Programa multipremiado

A implementação do programa tem-se revelado um sucesso, o que levou ao registo da marca da qual a Câmara Municipal é detentora. Já foi premiado, em 2010, no âmbito do concurso This is European Social Innovation, promovido pela Comissão Europeia – Eurocities, pelo seu potencial inovador e de empreendedorismo social.

Em 2012, o "Aconchego" foi distinguido com o selo de Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social, atribuído pelo Instituto de Empreendedorismo Social. Mais recentemente, em 2018, foi selecionado como uma boa prática "smart to-do/Ageing Summit" e como uma "age-friendly housing practice", através da WHO Age-friendly Cities and Communities.

Devido à crescente visibilidade e sucesso do programa, várias organizações da sociedade civil têm demonstrado interesse em proceder à replicação do "Aconchego" noutros concelhos e cidades do país, nomeadamente nos concelhos de Mirandela e Oliveira de Azeméis.

O encontro anual dos participantes e parceiros do programa municipal contou com as presenças do vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, e da presidente da FAP, Gabriela Cabilhas.