Sociedade

Participação cívica e social dos jovens é motivo de celebração

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Festival "Todos Nós Transformamos" – que celebra a participação cívica e social – voltou a ocorrer, após nove anos, na cidade do Porto, fruto de uma parceria entre o Movimento Transformers e o Município.

O trabalho desenvolvido pelo Movimento Transformers, em estreita articulação com o Município, através da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, "é fruto de uma inquietação constante que a todos convoca para aumentar o envolvimento dos jovens na sociedade, através da partilha de talentos e experiências, contribuindo, desta forma, para a transformação da comunidade", louvou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo

O Movimento Transformers tem como missão o envolvimento das pessoas nas suas comunidades, através daquilo que mais gostam de fazer, tendo em vista a criação de um ciclo de aprendizagem sobre a participação cívica e social dos 0 aos 120 anos. O festival anual, que este ano ocorreu na Alfândega do Porto, é o momento em que a comunidade, que está espalhada por todo o país, se junta para celebrar os erros e as conquistas mais recentes.

"Numa sociedade cada vez mais individualizada, em que o tempo é escasso, é cada vez mais importante encontrarmos tempo para nos dedicarmos a sermos agentes ativos nas nossas comunidades", assinalou a responsável pelo pelouro.

DR_festival_tnt_2024_05.jpg

Catarina Araújo salientou ainda que "uma das prioridades do Município do Porto centra-se na capacitação dos jovens", uma vez que são "essenciais ao desenho do futuro e desenvolvimento de uma cidade".

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, a autarca frisou "que as conquistas dos direitos, trazem consigo um conjunto de responsabilidades, às quais as autarquias, o movimento associativo, e o voluntariado juvenil podem dar importantes contributos".

Escola de Superpoderes

Ao destacar o projeto Escola de Superpoderes – programa de partilha de talentos, onde mentores voluntários ensinam a crianças e jovens em risco de exclusão social e/ou insucesso escolar uma atividade todas as semanas durante o período do ano letivo com o objetivo de aumentar a consciência social –, Catarina Araújo deu a conhecer alguns dos frutos que a parceria já deu.

"Nos últimos dois anos foram dadas cerca de 300 aulas, envolvendo oito instituições da cidade, e abrangendo um conjunto relevante de mentores e aprendizes", revelou a vereadora.

O evento contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e da diretora executiva do Movimento Transformers, Joana Moreira.