Mobilidade

Parques de estacionamento privados também dão hora grátis a quem faz compras no comércio de rua

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_parque_estacionamento_praca_infante_d_henrique_01.JPG

Filipa Brito

Os parques de estacionamento das praças de D. João I, Carlos Alberto, Praça de Lisboa, Infante D. Henrique, Gomes Teixeira, Palácio da Justiça e o da Praça Adelino Amaro da Costa associaram-se à iniciativa da Câmara do Porto e oferecem uma hora de estacionamento gratuito a quem optar por fazer compras no comércio de rua da cidade.

Desde o início do mês, que a medida está ativa nos parques de estacionamento municipais. Mas agora há um motivo extra para não deixar escapar a oferta, que se alastrou a um conjunto de sete parques de estacionamento concessionados ou privados (da SABA, Empark e Bragaparques), bem localizados, porque próximos de artérias de comércio de rua.

A isenção do pagamento de taxa de estacionamento vigora até 31 de agosto e prevê a atribuição de 25 mil tickets aos comerciantes da Baixa do Porto, que depois os entregam aos respetivos clientes para que estes os possam apresentar nos parques municipais da Trindade, do Silo Auto, Duque de Loulé, parque da Alfândega, e agora, também, com a opção deste novo leque de parques de estacionamento.

A iniciativa, para além de pretender dinamizar o comércio local, ajuda a potenciar o estacionamento off street, em detrimento do estacionamento à superfície, muitas vezes em locais proibidos, o que causa danos na mobilidade da cidade.

Esta medida junta-se aos vouchers que a Câmara do Porto distribuiu pelos estabelecimentos que aderiram ao programa de incentivo à atividade comercial. A medida contempla um desconto de 2 euros por cada 20 euros em compras nas lojas aderentes, num limite máximo de 100 euros por compra. O reembolso será pago pelo Município aos comerciantes mediante a apresentação de cópia das faturas. Ainda são aceites inscrições e o programa mantém-se ativo até 30 de julho.