Desporto

Parque Desportivo de Ramalde acolhe Meeting de atletismo neste feriado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_01MAIO_MEETING_ATELETISMO_16.jpg

João Queirós

O tiro de partida para o encontro de atletismo destinado às camadas mais jovens vai ser dado às 9,30 horas de amanhã, 3 de junho, no Parque Desportivo de Ramalde. Estarão em ação 400 participantes, com idades entre os oito e os 16 anos, divididos por 40 provas de velocidade, saltos e lançamentos. A realização deste ano teve a aprovação da Direcção-Geral da Saúde.

“A prova tem muito prestígio”, afirma o diretor do Centro de Atletismo do Porto. À agência Lusa, António Ferreira garantiu mesmo que o meeting do Porto é “o melhor torneio nacional para os escalões de formação”.

À quinta edição, o programa contará com um total de 40 provas, entre velocidade, saltos e lançamentos. Apenas as modalidades de vara e dardo não se vão realizar. Os jovens entram em pista consoante os escalões; de manhã competem os benjamins (8-10 anos) e os infantis (11-12 anos) e à tarde entram em prova os iniciados (13-14 anos) e juvenis (15-16 anos).

A prova é organizada pelo Centro de Atletismo do Porto, que acredita vir a inscrever uma centena de atletas. Para António Ferreira, o atletismo de formação está em plena forma no distrito do Porto graças ao comprometimento das coletividades com a modalidade. "Há centenas de miúdos a treinar e os clubes estão a trabalhar bem", considera António Ferreira, que acredita existirem “atletas com grande futuro nesta região”.

A organização conta com o apoio da empresa municipal Ágora e da Associação de Atletismo do Porto, estando garantidos corredores separados de entrada e de saída de atletas e desinfetante para os diferentes engenhos e para os atletas. Além de não haver público nas bancadas, também não haverá acesso aos balneários.

A primeira edição do Meeting de Atletismo do Porto aconteceu em 2017, e serviu de batismo oficial da pista sintética . No ano passado, as restrições sanitárias não permitiram que a participação excedesse os 250 atletas.

O evento será transmitido em direto no Porto Canal a partir das 10 horas.