Ambiente

Parque de Serralves de portas abertas este fim de semana para celebrar a biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No Dia Mundial do Ambiente fica a sugestão para visitar o Parque de Serralves. A 7.ª edição do Bioblitz abre as portas às famílias e à comunidade, entre as 10 e as 19 horas de sábado e domingo, com um programa repleto de atividades gratuitas em plena comunhão com a natureza.

Este é um fim de semana dedicado à exploração e partilha do conhecimento sobre biodiversidade. De portas abertas a toda a população, o Bioblitz, que este ano se apresenta sob o mote “Descobre a Natureza do Parque de Serralves com a Lipor”, dá a conhecer a fauna e flora do Parque, promovendo a consciencialização para a importância da biodiversidade, através de abordagens exploratórias, científicas, artísticas e culturais.

O fim de semana é dedicado às famílias e à partilha com a comunidade. A pensar nisso, o programa gizado é diversificado, inteiramente gratuito, e constituído por oficinas, saídas de campo, visitas guiadas temáticas e espetáculos.

Ficar a conhecer o que é um micromamífero e qual a sua importância para os ecossistemas, saber distinguir répteis e anfíbios e descobrir o segredo das árvores, são algumas das sugestões que Serralves propõe para as visitas.

De fora não fica a já icónica TreeTop Walk, num convite à exploração do passadiço elevado ao nível da copa das árvores, uma experiência impactante de observação da biodiversidade e paisagens do Parque. Ou ainda um mini mercado que comercializa produtos artesanais e biológicos.

Desta forma, é criada uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.

O evento pretende assim transmitir, desde cedo, os valores associados à preservação do ecossistema, mote para a conversa que esta tarde pontuou a visita do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo pelouro do Ambiente, que acompanhado pelo diretor do Bioblitz, Rui Costa, entre outros elementos, explorou as múltiplas atividades que fazem parte do programa.

Com o apoio da Lipor e dos municípios associados, Porto incluído, o Bioblitz arrancou esta semana, no formato online, com escolas de todo o país a participar nas inúmeras atividades propostas, e para as quais a autarquia portuense colaborou, quer ao participar no Ciclo de Conversas Online “Os Municípios Lipor e a Biodiversidade”, ou ainda disponibilizando uma seleção de vídeos do Programa de Educação Ambiental Virtual, das séries “De binóculos no sofá” e “Biodiversidade em casa”.

+ info: 7.ª edição Bioblitz