Ambiente

Parque de São Roque abre renovado com mais um hectare de área verde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_de_sao_roque_63.jpg

Miguel Nogueira

Abre nesta quinta-feira, 1 de setembro, o renovado Parque de São Roque que ganhou mais 1,2 hectares de extensão. Trilhando os caminhos da estratégia municipal para o aumento das zonas verdes na cidade, a Câmara do Porto investiu mais de 1,4 milhões de euros na extensão e obras de beneficiação do espaço verde situado na zona oriental da cidade.

Os caminhos foram repavimentados, os espaços de descanso intervencionados e o icónico labirinto preservado. Existem mais 1,2 hectares a entrar em zona de mata que anteriormente estava inacessível aos visitantes, e que agora fazem agora parte da área percorrível do parque.

O espaço apresenta, ainda, novos miradouros com vistas privilegiadas sobre o rio Douro, novidade decorrente da extensão realizada. A intervenção previu, também, a progressiva substituição dos eucaliptos por espécies autóctones e a reabilitação de todos os caminhos internos.

As obras de beneficiação, asseguradas pela empresa municipal GO Porto, contemplaram a substituição de pavimentos; o reforço da iluminação, com novos equipamentos e colocação de lâmpadas LED; a substituição e relocalização do mobiliário urbano; e a requalificação das principais redes (abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, e distribuição de energia elétrica).

Os trabalhos de expansão do parque foram garantidos pelo pelouro do Ambiente do Município do Porto. Globalmente, as intervenções traduziram-se num investimento da autarquia que ultrapassou os 1,4 milhões de euros.

A beneficiação e extensão do Parque de São Roque enquadram-se na estratégia municipal para o aumento de áreas verdes na cidade, que conta com um investimento global de mais de 10 milhões de euros. Também o Plano Diretor Municipal estabelece como objetivo primordial a valorização da estrutura ecológica e da densificação das áreas verdes, numa ótica de combate às alterações climáticas.