Sociedade

Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto reconhecido como Entidade de Utilidade Pública

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_UPTEC.jpg

Filipa Brito

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto recebeu a valorização, pela Presidência do Conselho de Ministros, como Entidade de Utilidade Pública. O estatuto pretende reconhecer o papel da instituição “na ligação entre o conhecimento gerado na Universidade e o mercado e no apoio à criação e desenvolvimento de projetos de negócios nas áreas das artes, ciência e tecnologias”.

O presidente da UPTEC olha para esta distinção como “o reconhecimento dos muitos anos de trabalho a cumprir a sua missão de fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais e de valorizar o conhecimento gerado na Universidade”.

“O nosso compromisso de gerar emprego e ter um real impacto na sociedade foi assumido desde o primeiro momento e, hoje, vemos reconhecido o esforço e a dedicação de todos”, acrescenta António Cardoso.

Criada em 2007, a UPTEC já apoiou mais de 630 projetos e graduou 86 empresas, entre elas a Wisecrop, a Coverflex, a knok, a Didimo, ou a AddVolt e a Everythink, e mesmo a Blip.

Os dados relativos a 2019 mostram que, nesse ano, o impacto económico da UPTEC – Parque e Ciência da Universidade do Porto no Produto Interno Bruto (PIB) atingiu os 284 milhões de euros, tendo ainda sido responsável pela criação de 6.464 postos de trabalho.

O estudo acrescenta ainda que, quanto a remunerações, o valor atingia os 253 milhões de euros, contribuindo com 49 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado. Ainda relativo a esse ano, as empresas da UPTEC geraram um volume de negócios de 135 milhões de euros, sendo que 74 milhões de euros diziam respeito às exportações, representando, assim, 55% do volume total de negócios.