Ambiente

Parque das Águas do Porto recebe instalação artística de Gabriela Gomes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Gabriela_Gomes_Ha_sombras_no_parque.JPG

Gabriela Gomes

O projeto “Há sombras no Parque”, concebido pela artista plástica Gabriela Gomes, é uma instalação artística site-specific, que será apresentada no Parque das Águas do Porto nesta sexta-feira, dia 29. Um projeto de pesquisa e experimentação plástica desenvolvido a partir de materiais naturais de plantas invasoras (a acácia dealbata) das serras do Porto.

A instalação explora a plasticidade e expressividade dos materiais naturais, através da sua transformação no objeto artístico. Uma peça de arte ambiental, efémera e biodegradável que respeita o ciclo natural da vida, inserida em espaço público natural.

Na atual crise ambiental, o projeto artístico “Há sombras no Parque” assume-se como um confronto com problemas reais, um meio de sensibilizar, de incentivar o respeito pelos sistemas naturais e pela biodiversidade através da arte. Perspetiva a criação artística contemporânea enquanto instrumento de intervenção e sensibilização social, dinamizador, que promove e valoriza o património ambiental.

Propõe, ainda, fomentar novas reflexões sobre a sustentabilidade nas artes através de experiências estéticas desenvolvidas pelo cruzamento da prática artística e das questões ambientais.

Este projeto conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e com a parceria da empresa municipal Águas e Energia do Porto, do Parque das Serras do Porto e da Associação de Proteção dos rios Sousa e Ferreira.