Cultura

Parque da Cidade é o protagonista de “Um Objeto e seus Discursos”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_parque_cidade_01.JPG

Miguel Nogueira

O Museu e Bibliotecas do Porto prossegue neste sábado, dia 3, às 18 horas, com a celebração do Parque da Cidade, desta feita, no ciclo “Um Objeto e seus Discursos”.

Em simultâneo com a exposição “Parque da Cidade: Composição da Paisagem”, inaugurada no final de abril e patente no Gabinete do Tempo / Casa do Infante até 14 de janeiro de 2024, o Museu do Porto dedica esta sessão à reflexão sobre o “pulmão verde” da cidade.

O encontro, que vai decorrer no Parque da Cidade, pretende lançar uma nova perspetiva sobre o maior parque urbano do país, obra de arquitetura paisagista com assinatura de Sidónio Pardal, e espaço de lazer, de fruição e de contacto com a natureza para várias gerações.

Nos quase 90 hectares do espaço, o visitante é convidado a mergulhar numa natureza sofisticadamente arquitetada, com os lagos, trilhos e vegetação densa – sem esquecer a ligação com a frente atlântica, característica ímpar a nível mundial.

A sessão “O Parque da Cidade: natureza arquitetada” contará com a participação do urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo Sidónio Pardal, e do geógrafo e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Álvaro Domingues. O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo pelouro do Ambiente e Transição Climática, fará a apresentação.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia. Mais informações disponíveis aqui.