Educação

Parlamento Europeu distingue Escola de Comércio do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_alunos_feup.jpg

Filipa Brito

A Escola de Comércio do Porto foi laureada com o dístico de embaixadora pelo Parlamento Europeu, graças ao trabalho desenvolvido na promoção de formação e da interculturalidade.

Prestes a assinalar 30 anos de atividade, a Escola de Comércio do Porto (ECP), instituição dedicada ao ensino profissional nas áreas do comércio e serviços, recebeu uma distinção do Parlamento Europeu com o título de "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu".

Após verificar o amplo trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, o Gabinete Português do Parlamento Europeu laureou a instituição de comércio do Porto com a integração oficial na lista de escolas embaixadoras e com a atribuição de uma placa comemorativa a ser exibida na instituição, contribuindo assim para o reconhecimento do ensino profissional e da cidade do Porto, no sector empresarial.

Tal distinção deve-se a medidas como o programa Erasmus+ e a cooperação com escolas de países como a Dinamarca, República Checa, Espanha, Holanda, Macedónia ou Turquia, que a Escola de Comércio da cidade tem levado a cabo, criando assim cerca de 150 oportunidades de formação e intercâmbio internacionais para alunos, professores e funcionários, através de projetos como o Be My Guest 2.0 e 3.0 e o Empowerment in Action.

Sob o lema "uma escola com atiTUde", o estabelecimento de ensino profissional procura difundir ainda, através da promoção da Europa, da cidadania e da democracia: o acolhimento de formandos e docentes estrangeiros; projetos eTwinning (plataforma da maior comunidade de escolas da Europa); a partilha de experiências de mobilidade, através da integração de conteúdos letivos sobre interculturalidade; a colaboração com diversas organizações; e iniciativas de âmbito nacional e internacional.

Graças a este reconhecimento, a cidade do Porto passa assim a estar representada na rede europeia de escolas dos 27 Estados-Membros que colaboram com o Parlamento Europeu, com os Eurodeputados e com o Gabinete Português no seu programa educativo.