Cultura

Palestra e filme de Manthia Diawara abrem novo ciclo de programação no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Ciclo_Programacao_Manthia_Diawara.JPG

DR

O Batalha Centro de Cinema recebe Manthia Diawara para a apresentação de uma palestra, acompanhada da exibição do seu mais recente filme, “A Letter From Yene”. A sessão está agendada para a próxima terça-feira, 14 de março, a partir das 19h15.

Investigador, escritor e realizador natural do Mali, Diawara tem desenvolvido um trabalho no campo dos estudos culturais negros, com enfoque no cinema negro e da diáspora africana.

Em “A Letter From Yene” — encomendado pela Serpentine Galleries (Londres), no âmbito projeto “Back to Earth”, dedicado à questão da crise ambiental —, o autor filma encontros e conversas com os habitantes da aldeia de Yene, no Senegal, seriamente afetados pela urbanização descontrolada e pela erosão da costa.

Esta palestra, moderada pelo curador Jürgen Bock, está integrada na primeira edição do ciclo “A Minha História de Cinema”, em que o Batalha convida personalidades que desenvolvem investigação e produção escrita, em várias áreas do pensamento e que ligam essas práticas à realização de filmes.

As próximas sessões terão como convidados Byung-Chul Han (Coreia do Sul) e Trinh T. Minh-ha (Vietname).

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no dia da sessão a partir das 11h00.