Ambiente

Palácio de Cristal recupera a cor do seu Jardim do “Buxo”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A vista desde os Jardins do Palácio de Cristal para a Ponte da Arrábida ganhou mais cor com a mais recente requalificação do chamado Jardim do “Buxo”.

A intervenção, levada a cabo durante duas semanas pela equipa de jardineiros do Palácio de Cristal, visou manter o traçado paisagístico do jardim vulgarmente designado por Jardim do “Buxo”. A designação surgiu na sequência de um forte ataque da Cydalima perspectalis, conhecida por traça do Buxo.

Quem por ali passa pode agora encontrar espécies vegetais como 1.600 Murta-comum (Myrtus communis, quatro arbustos Ligustrum jonandrum, 1.200 perpétuas (Gomphrena sp.), 4500 Iresine herbstii, ou “coração-magoado”, e ainda seis mil Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan)

Além da recuperação do estrato vegetal, houve ainda uma intervenção ao nível dos pavimentos.

Nos últimos anos, os Jardins do Palácio de Cristal vêm assistindo a diferentes intervenções de beneficiação. Primeiramente, foram investidos cerca de 1,3 milhões de euros na recuperação de miradouros e percursos que estavam desativados.

Em 2019, foi requalificado o "cartão de visita" daquele espaço, o jardim que recebeu o nome de Émile David, o arquiteto paisagista que projetou a maior parte deste vasto espaço verde no centro da cidade, na segunda metade do século XIX.

Em setembro desse ano, também a envolvente ao Palácio de Cristal foi recuperada com a pavimentação e redesenho da Rua de D. Manuel II, reorganizando as áreas verdes e o equipamento de mobiliário urbano, incluindo as duas casas de bilheteira à entrada dos Jardins do Palácio, que foram restauradas.