Urbanismo

Palácio da Bolsa recebe Semana da Reabilitação Urbana do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_V_Semana_Reabilitacao_Urbana_07.jpg

Filipa Brito

A Semana da Reabilitação Urbana regressa ao Porto de 22 a 24, no Palácio da Bolsa. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a que se juntam, pela primeira vez, na qualidade de municípios parceiros, as autarquias da Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores, ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado importantes para a cidade e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.

No palco do evento estará também o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto, com o “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

Reabilitação do Mercado do Bolhão em destaque

Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação. E atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.

Os eventos deste encontro mantêm a sua filosofia de acesso livre e gratuito (sujeito a registo), dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à academia e, sobretudo, a todos os que nela habitam ou trabalham.

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto. É uma iniciativa da Vida Imobiliária e reúne também o apoio das principais associações do setor da construção e do imobiliário, das ordens profissionais e da academia, bem como de diversas entidades do setor privado.