Sociedade

Palacete Araújo Porto vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

  • Notícia

    Notícia

O primeiro lugar do prémio que distingue as melhores intervenções na área da reabilitação urbana em Portugal foi entregue à Misericórdia do Porto, pelo projeto de reabilitação urbana do Palacete Araújo Porto.

O renovado edifício do Palacete Araújo Porto espelha o compromisso entre a modernidade e a tradição, tendo sido dotado das tecnologias mais modernas.

Para o Provedor, António Tavares, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Melhor Intervenção de Uso Comercial & Serviços representa "um estímulo pelo trabalho desenvolvido pela Misericórdia do Porto nesta área".

António Tavares acrescenta que "estamos, neste momento, a investir dez milhões de euros na reabilitação urbana", sendo que o objetivo é construir "casas a preços acessíveis, para garantir a fixação de habitantes na cidade".

Uma vez que a Misericórdia do Porto é o maior senhorio privado da cidade, a reabilitação dos seus edifícios urbanos constitui, segundo o Provedor, "um contributo para a coesão económica e social do Porto e da região".

A Instituição submeteu também a concurso o edifício reabilitado nas ruas Cândido dos Reis/Galerias de Paris, na categoria Melhor Intervenção de Uso Impacto Social.

O Porto recebeu ainda uma Menção Honrosa na categoria Melhor Solução de Eficiência Energética, pela intervenção no Edifício Padaria, localizado na  Rua de S. Bento da Vitória, em pleno Centro Histórico da cidade.

O anúncio dos vencedores da quinta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana foi feito ontem à noite, no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.

Esta edição contabilizou 83 projetos candidatos.

Ver aqui para mais informações.