Cultura

Pájaro voa entre a comédia e o drama no palco do Rivoli

  • Notícia

    Notícia

A chilena Trinidad Gonzalez traz a sua criação ao Auditório Manoel de Oliveira, no Teatro Municipal Rivoli, para a segunda noite do Festival Internacional de Expressão Ibérica, nesta sexta-feira, e para novo espetáculo ao fim da tarde de sábado.

O medo que os seres humanos sentem quando confrontados com a diferença foi a matéria-prima utilizada por Trinidad Gonzalez para escrever e encenar "Pájaro", cujo elenco também integra.

Esta tragédia reflexiva, que se move entre a comédia e o drama, começa com a reunião de três amigos, humanistas e ligados às artes, para uma noite de copos em casa de um deles.

A dada altura, a anfitriã sai para colocar o lixo no contentor e regressa com um desconhecido que dormia na rua. Para espanto geral, o recém-chegado afirma ser um pássaro e sugere que todos imaginem as penas que cobrem o seu corpo. 

Inicialmente amáveis, os amigos começam a sentir-se agredidos pela peculiar presença daquele pássaro. E é então que a noite ganha contornos cada vez mais violentos. 

A apresentação de sexta-feira é seguida de uma conversa com o ator, encenador e programador Mário Moutinho.

FITEI na festa de Serralves

Entretanto, o festival vai dar um contributo ao programa "Serralves em Festa", na tarde de sábado, com performances de 10 minutos da criação do argentino Fernando Rubio "Todo lo que está a mi lado".

Uma cama. Uma atriz. Um espectador. "Todo lo que está a mi lado" desenrola-se  em extrema intimidade. Nasceu depois de um sonho, com a recordação perdida de uma história da infância. Uma história que esteve latente em algum lugar na mente durante 25 anos.

Esse lugar real e imaginário dá forma a um novo pensamento estético sobre a intimidade, o movimento subtil, a ligação com os outros, a nossa presença no tempo e a estranha forma de habitarmos espaços de afetos relacionados com o desconhecido.

Saiba mais sobre a programação do FITEI, que inclui workshops e conversas pós-espetáculo, no site do festival.

///

PÁJARO de Trinidad Gonzalez

TEATRO MUNICIPAL DO PORTO - RIVOLI

PALCO DO AUDITÓRIO MO

2 JUN 21:30 

3 JUN 19:00 

M/16 

DUR. 90 min. 

BILHETES: €10

encenação e dramaturgia: Trinidad González Jansana 

assistente de encenação: Maria Fernanda Olivares 

interpretação: María Fernanda Olivares, Nicolás Pavez, Nicolás Zárate, Trinidad González 

desenho de luz: Claudia Yolin 

assistente de luz: Nicole Needham 

música: Tomás González

/

CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO

2 JUN

Com Mário Moutinho (ator, encenador e programador)


///


TODO LO QUE ESTÁ A MI LADO de Fernando Rubio

SERRALVES EM FESTA

3 JUN 14:00

3 JUN 17:30

DUR. 10 min. 

ENTRADA LIVRE

encenação, criação e texto: Fernando Rubio 

interpretação: Angela Marques, Maria Teresa Barbosa, Francisca Ribeiro, Diana de Sousa, Daniela Marques, Teresa Chaves, Rosa Quiroga

produção: Carlota Guivernau 

assistente de encenação: Laura Limp