Cultura

Painel de Lanhas no Túnel da Ribeira

  • Notícia

    Notícia

É hoje inaugurado o painel de azulejos "À Cidade", da autoria do pintor e arquiteto portuense Fernando Lanhas, no topo nascente do Túnel da Ribeira, espaço arquitetónico que o próprio autor estudou como local privilegiado de acolhimento e simultaneamente de valorização do túnel.

O painel foi oferecido ao Município do Porto por Maria Luísa Lanhas, João Pereira Lanhas e Pedro Pereira Lanhas, na qualidade de únicos herdeiros do autor - Fernando Resende da Silva Magalhães Lanhas.

Fernando Lanhas foi pioneiro da abstração em Portugal e uma das mais importantes referências da arte portuguesa do século XX e inícios de XXI.

O painel intitula-se "À Cidade", designação que o próprio autor lhe atribuiu e que confere a sua vontade de legar ao Porto uma das suas últimas obras de arte com o propósito expresso de ser colocada no canto superior esquerdo da empena nascente do Túnel da Ribeira, local onde, a partir de hoje, é possível vê-lo.

A obra é uma ampliação de um quadro a óleo que o artista realizou em 1993, pintado sobre azulejo por Jorge Parracho e executado em 2012 na Cooperativa Árvore sob orientação do ceramista Pedro Gil.

O painel é constituído por 875 azulejos em base cerâmica, dispostos em 35 fiadas na vertical e 25 na horizontal, com as dimensões totais de 700cmx500cm.

A empreitada de colocação do painel foi da responsabilidade da empresa municipal Gestão de Obras Públicas (GOP), sendo este um dos projetos que integra o programa de arte pública da Câmara Municipal do Porto em 2015.

O túnel da Ribeira, um projeto do engenheiro Bernardo Ferrão, foi inaugurado em 1956, é considerado o primeiro túnel rodoviário construído em Portugal e contribui para a "abertura" da cidade histórica ao desenvolvimento.