Mobilidade

Painéis de Mensagem Variável mostram ocupação dos parques de estacionamento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Informacao_ocupacao_Parques_Estacionamento_ 01.JPG

DR

Os painéis de mensagem variável instalados na cidade têm mais informação a dar aos condutores. Além dos condicionamentos de trânsito ou tempos de viagem de determinados percursos foi também integrada informação sobre o estado de ocupação dos parques de estacionamento pagos.

O serviço, atualizado em tempo real, vai permitir aos condutores saber o estado de ocupação dos parques de estacionamento da Alfândega, Casa da Música, Cardosas, Duque de Loulé, Palácio da Justiça, Praça de Lisboa (que inclui Carlos Alberto e Praça dos Leões), e ainda os da Trindade e Ribeira.

Neste momento, a informação já é disponibilizada nos equipamentos instalados nas ruas de São Brás e Faria Guimarães e na Avenida de Paiva Couceiro.

Atendendo à proximidade entre os painéis de mensagem variável e parques de estacionamento, a informação é proporcionada em formato rotativo, intercalando com a restante informação já disponibilizada.

A disponibilização digital da lotação dos parques de estacionamento pretende contribuir para a melhoria das condições de circulação e para a quantidade e qualidade da informação de trânsito oferecida ao cidadão.

A utilização dos painéis de mensagem variável para transmissão desta informação em tempo real resulta de uma parceria da Câmara do Porto com a STCP Serviços e a SABA, sendo a rede de comunicações de suporte assegurada pela Porto Digital.

A instalação desta tecnologia e o desenvolvimento necessário para a disponibilização do serviço resultam do projeto europeu Cooperative-Streets, no qual o Município do Porto participa, estando já prevista a aquisição de mais equipamentos ao longo do ano.

O Cooperative-Streets teve início em 2019, com a modernização dos sistemas de gestão de tráfego, sendo financiado pelo Município do Porto em mais de 2,6 milhões de euros e pelo Estado em mais de 31,4 milhões (50% dos quais provenientes do programa Mecanismo Interligar a Europa – MIE (Connecting Europe Facility – CEF)).

O C-Streets surge no seguimento da implementação, a nível nacional, do C-Roads (Cooperative Roads) e os seus alicerces assentam sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes e Transformação Digital aplicada ao transporte e Implantação de Serviços C-ITS (Cooperative Inteligent Transport Systems).

Os objetivos do projeto são a partilha e reutilização de informação, o desenvolvimento de soluções de mobilidade como Serviço (Mobility as a Service - MaaS), a promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível, a redução de incidentes e acidentes, a evolução do conceito de sustentabilidade e a descarbonização.