Sociedade

Ouro no Andebol das Universíadas 2015

  • Notícia

    Notícia

foto-andebol-(Foto-FADU).jpg

Os estudantes da Universidade do Porto, Alfredo Quintana (FADEUP), Manuel Eduardo Borges (FEUP), Carlos Santos (ICBAS) e Pedro Seabra Marques (FMUP), ajudaram, esta segunda-feira, a Seleção Nacional Universitária de Andebol a fazer história no desporto português, ao conquistar a primeira medalha de ouro para Portugal numa modalidade coletiva. Foi a segunda medalha portuguesa com "chancela" da U.Porto - e a quarta no geral - na edição deste ano da mais importante competição mundial de desporto universitário.

Após uma fase de grupos imaculada, onde somou por vitórias os cinco jogos disputados, Portugal encarou na final a poderosa equipa da Sérvia. Num duelo renhido, as duas equipas chegaram ao intervalo empatadas a 11 golos. Na segunda parte, contudo, a maior valia técnica dos portugueses veio ao de cima, fechando o encontro com quatro golos de vantagem (25-21).

"É uma sensação fantástica. Não posso mentir, nós vínhamos com isto em mente, acreditávamos que era possível fazer este trabalho e ganhar esta medalha. A sensação só de participar e as sensações que estar numas Universíadas nos trazem são inesquecíveis e ganhar a medalha de ouro e fazer história para Portugal é algo que fica para sempre", destacou o capitão de equipa, Pedro Seabra, em declarações à Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Já o selecionador Rolando Freitas realçou a "prova limpa" de Portugal, culminada com "o ouro que esperávamos e desejávamos. Estou também muito contente por perceber que este é um evento que tem muitas parecenças com o maior evento desportivo multidisciplinar que são os Jogos Olímpicos, que é um evento de referência, com uma boa competição de muito bom nível. E contento por achar que este projeto tem pernas para andar e que podemos no futuro ainda tirar mais dividendos desta articulação e quem sabe voltar a ganhar um dia", rematou.

Depois das duas medalhas de prata conquistadas no Taekwondo e do bronze na Ginástica Artística, o título no andebol encerra da melhor forma a participação portuguesa na 28.ª edição das Universíadas de Verão. A competição termina esta terça-feira, 14 de Julho, com a realização da cerimónia de encerramento.

À margem da competição, a U.Porto trouxe outra "medalha" de Gwangju. A "honra" coube ao Pró-Reitor para o Desporto, Fernando Remião, que esteve no dia 2 de julho na Gala da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) para receber o prémio "Best WUC 2014" - correspondente ao "Melhor Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia 2014, organizado pela U.Porto em parceria com a FAP e o IPP.

Fonte: Portal de Notícias da U.Porto.