Cultura

Os órgãos históricos do Porto vão fazer-se ouvir nos próximos dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_concerto_aniversario_DPedroIV_2022_2.jpg

Andreia Merca

A programação do FIOMS – Festival Internacional de Órgão e Música Sacra continua a proporcionar momentos de fruição musical na cidade. Nesta sexta-feira e sábado, há um roteiro que vai permitir conhecer alguns dos órgãos mais emblemáticos e antigos do Porto.

A iniciativa decorre ao longo dos dois dias e vai passar por algumas igrejas da cidade: o roteiro tem início às 16h de sexta-feira, 21 de outubro, na Igreja de São Bento da Vitória; segue-se, às 17h, uma passagem pela Igreja dos Carmelitas.

No sábado, o roteiro começa pela Igreja de Santa Clara, às 11h. Uma hora depois, passa pela Igreja dos Grilos, terminando às 15h, na Igreja Privativa da Santa Casa Misericórdia do Porto.

Em cada um dos locais haverá uma introdução que permitirá ficar a conhecer alguns dos órgãos mais emblemáticos e antigos da cidade. Será igualmente possível assistir a recitais de apresentação de cada um dos órgãos, antes de seguir para a próxima igreja, que estarão a cargo dos organistas Samuel Pinto, Gregório Gomes, e Pe. Vasco Soeiro.

As iniciativas do FIOMS no Porto continuarão às 21h30 de sexta-feira, 28 de outubro, com um concerto da Orquestra Sinfónica da Esmae, David Cassan & Jan Wierzba na Igreja de Cedofeita. No mesmo local, no sábado, 29 de outubro, vai decorrer a master classe em Improvisação por David Cassan (das 10h às 13h).

Também nesse sábado, o FIOMS vai passar pela Casa da Música, com uma sessão dupla do concerto César Franck L’Organiste por Joris Verdin. A apresentação decorrerá às 12h, e novamente às 16h. Às 18h do mesmo dia, na Igreja Privativa da Santa Casa Misericórdia do Porto, realiza-se a conferência Música na Igreja: desafio de permanente inculturação por D. Carlos Azevedo.

A programação do FIOMS no município do Porto chega ao fim no domingo, 30 de outubro, com a master classe em Harmónio por Joris Verdin, das 10 às 13h, na Casa da Música.

Para além do Porto, o festival passará também pelos municípios da Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras. O objetivo principal do FIOMS é preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da implementação de uma oferta cultural que seja sustentável, descentralizada, regular e bem articulada entre todos os municípios da região.

Consulte mais informações em www.fioms.pt.