Sociedade

Os jardins do Palácio de Cristal abrem as portas ao Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Natal chega ao Porto a 1 de dezembro e promete semanas de animação, alegria e muitas surpresas, num ano com o foco nos jardins do Palácio de Cristal. O “Palácio de Natal” promete, assim, animação de palco e itinerante, oficinas, um mercado e muita, muita música dão forma a um programa totalmente gratuito e pensado para todas as idades.

Este ano os Jardins do Palácio de Cristal são o principal local de encontro do Natal no Porto. Nos fins de semana e feriados até à noite da Consoada, entre as 10h30 e o final da tarde, as famílias têm à sua espera propostas artísticas e lúdicas distribuídas por diferentes espaços.

Em deambulação pelos jardins ou abrigados na Tenda de Neve, a programação apresentará contadores de histórias, atores, palhaços, mágicos, músicos, bailarinos e até um caricaturista.

Na outra zona coberta do espaço, a Tenda de Cristal, será para lançar as mãos à obra, com um conjunto de oficinas que convidam a escrever cartas ao Pai Natal, a tocar percussão e a criar sabonetes, velas, enfeites ou marionetas.

Na Avenida das Tílias, um Mercado de Natal juntará dezenas de expositores regionais, com especial enfoque no artesanato ou nos produtos alimentares, que ficará instalado mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, onde o “velhinho das barbas brancas”, o mais famoso do mundo, vai tomar nota dos desejos de todas as crianças.

Música em destaque na programação

A música estará presente por todo o lado. Vozes a capella ou com acompanhamento instrumental, de raiz popular ou clássica, em momentos de introspeção ou com as mãos no ar, há muito para ouvir (e sentir) durante este período.

No Palco Principal, situado em frente ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, os grandes concertos prometem trazer ainda mais festa ao recinto, com as atuações de Bárbara Bandeira (1 de dezembro), Rui Massena Ensemble (3 de dezembro), Saint Dominic’s Gosper Choir (11 de dezembro) e Nuno Lanhoso e Os Quatro e Meia (17 de dezembro). Os concertos iniciam às 18h00 (à exceção do dia 17, que começa às 17h00) e a entrada é livre.

Em itinerância, na Tenda de Neve ou na Concha Acústica, haverá ainda muito mais para ouvir, de bandas de jazz a coros tradicionais, passando por formações de estudantes e cânticos que vão criar o ambiente de um verdadeiro Palácio de Natal.

Concertos nas ruas, em palcos inesperados e no Bolhão

Em formato natalício ou intemporal, a música vai soar para lá do Palácio de Cristal. Grupos de vários estilos, preparados para tocar num local fixo ou em movimento, vão levar a festa a ruas e bairros de todas as freguesias nas tardes dos três sábados que antecedem o Natal – a 3, 10 e 17 de dezembro. As propostas contemplam fanfarras animadas e momentos de pura magia.

Também em dose tripla chegará a iniciativa Porto Sounds Secret. Três nomes reconhecidos da pop nacional apresentam-se em cenários pouco habituados: Irma atua no Regimento de Sapadores Bombeiros a 4 de dezembro; os Best Youth apresentam-se no Quartel do Monte Pedral no dia 10 de dezembro; e Joana Almeirante toca no Museu do Carro Elétrico, a 18 de dezembro. Os espetáculos começam sempre às 18h00 e têm lotação de 250 lugares, ocupados gratuitamente por ordem de chegada, com as portas a abrirem uma hora antes dos espetáculos.

A música – incluindo a ópera –, o teatro e as caricaturas ao vivo vão ajudar também a dar tons natalícios ao renovado Mercado do Bolhão, na manhã e tarde de 3 de dezembro e entre os dias 19 e 23, com destaque para a sempre aguardada atuação da Ópera de Bolso.

Os detalhes de toda a programação, com os horários das diferentes atividades, serão disponibilizados brevemente.