Desporto

Os clássicos 21 quilómetros regressam mais inclusivos à ponte

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estão de volta à Ponte Luís I os clássicos 21 quilómetros que se correm entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Oito mil atletas, nacionais e internacionais, percorrem as ruas das duas cidades, este domingo, pelas 9 horas, numa edição da Meia Maratona do Porto que traz novidades: a participação de atletas paralímpicos e invisuais e o regresso à estrada de Domingos Castro, vice-campeão do mundo em 1987.

Após as obras de intervenção no tabuleiro inferior da ponte Luís I, a prova volta “a ter o seu percurso carismático e singular no seu percurso ribeirinho”, lembrou a vereadora da Juventude e Desporto, na conferência de imprensa que deu o arranque oficial da 16.ª edição da corrida.

Catarina Araújo considera que o elevado número de inscrições atesta a relevância “de uma prova com grande prestígio e que contribui para que o Porto se afirme, cada vez mais, como destino não só cultural, patrimonial e turístico, mas também como destino desportivo de excelência”.

Por seu lado, o diretor geral da Runporto, Jorge Teixeira, organizadora da competição, sublinhou como a edição deste ano apresenta “um percurso mais plano e competitivo”.

O ponto de partida e chegada da Meia Maratona é a Avenida D. Carlos I, junto ao Passeio Alegre. Correm entre as duas cidades atletas de 78 nacionalidades e, ao lado deles, os gémeos Domingos e Dionísio Castro, Fernanda Ribeiro, Ezequiel Canário, António Pinto, José Regalo e Paulo Guerra.

Paralelamente à prova principal, há também cinco quilómetros de uma Minimaratona para ser percorrida em família ou entre amigos e que chama por corredores de todas as idades.

A passagem dos oito mil atletas pela cidade terá interferência ao nível da circulação automóvel. Os condicionamentos podem ser conhecidos no documento em anexo.