Educação

Orquestra Juvenil da Bonjóia promove três concertos solidários

  • Notícia

    Notícia

#mno_orq_bonjoia_04.jpg

Durante três dias, desta quinta-feira a sábado, o Teatro do Campo Alegre acolhe três concertos realizados no âmbito do Festival de Solidariedade Social Concerts4Good.

A iniciativa visa a angariação de fundos para o projeto Música para Todos/Orquestra Juvenil da Bonjóia e é promovida pela Câmara do Porto e pelo Curso de Música Silva Monteiro.

"Concerts4Goog - Music on a Mission" é um projeto que nasceu em 2012, fundado pelos pianistas Carles Lama e Sofia Cabruja, e tem vindo a espalhar-se pelo mundo, assumindo-se como um projeto de solidariedade social através da música.

Por sua vez, a Orquestra Juvenil da Bonjóia, criada em 2011, é o resultado do trabalho realizado no projeto "Música para Todos" implementado pela autarquia em parceria com a referida escola de música da cidade.

O projeto municipal promove o ensino articulado da música a alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade do Porto. Desde a sua criação já se apresentou em público inúmeras vezes em diversos locais, tanto nacionais como internacionais.

Programa dos Concertos: 

Quinta-feira (11 de julho), às 21h30

Atuações da Orquestra Juvenil da Bonjóia, Sfourzzarco Ensemble e Orquestra dos jovens do Tarn

Neste espetáculo serão interpretadas a música de Freddy Mercury - We will rock you (arr. Brien May); Enrio Moriconne - Cinema Paradiso (arr. Bob Krogstad) e Sibelius - 2.ª Sinfonia (4.º andamento-Finale).

Sfourzzarco Ensemble - fundado em 2016, é um quarteto de cordas formado por Rodrigo Pinto (Violino I), Francisca Gama (Violino II), Djonathan Silva (Viola d'Arco) e Margarida Marques (Violoncelo). O quarteto regista já várias performances. Neste espetáculo interpretará a obra do compositor Grieg - Quarteto de Cordas nº 1 op.27 (1º andamento - Um pouco andante, Allegro molto e Agitato).

Orquestra dos jovens do Tarn - engloba alunos das classes de Corda do agrupamento do Tarn, que conta com 17 escolas no total. Neste espetáculo interpretarão obra de Beethoven - 1º andamento da 5ª sinfonia (arr. J. Hoffman); Barber - Adagio (arr. J. Hoffman) e Liszt - Rapsódia Hongroise nº 2 (arr. J. Hoffman).

Sexta-feira (12 de julho) 21h30 | sábado (13 de julho) às 18h00

Musical RobinHood - atuações da Orquestra Juvenil da Bonjóia e Alunos das classes de Coro Básico e secundário do CMSM, dia 12; e Orquestra Juvenil da Bonjóia e alunos das classes de Iniciação do CMSM, dia 13.

"O musical "Robin Hood" é baseado na figura do folclore inglês sobre um fora-da-lei que se tornou um herói e uma lenda. Este espetáculo é a "nossa" história de Robin Hood, onde as relações entre Robin Hood e seus amigos - Will, Lady Marian, João Pequeno, Frei Tuck e os Guerreiros do povo - se realçam na sua luta contra o mal centrado nas figuras do Príncipe João e do Xerife de Nottingham, e que nos levam a viajar por temas que exaltam tanto o heroísmo, a festa e a alegria, como sentimentos tão nobres como a amizade e o amor."

Os bilhetes podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Campo Alegre.