Sociedade

Organizações e alunos do ensino superior participam na Estratégia da Juventude do município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Estrategia_uventude.jpg

Filipa Brito

Depois dos laboratórios que correram as freguesias da cidade para abrir portas à participação dos mais jovens, a iniciativa Diálogos Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto quer agora dar a palavra às organizações e aos estudantes do ensino superior. Desta forma, a autarquia coloca nas mãos dos seus intervenientes a cocriação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

O convite é feito aos jovens (entre os 16 e os 30 anos, que vivem, estudam, trabalham ou visitam o Porto), organizações de juventude, técnicos e decisores para que sejam agentes participativos dos objetivos para a juventude.

A segunda ronda do Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto vai cocriar os Objetivos da Juventude do Porto e metas inteligentes, procurando respostas para as questões: quais são dimensões que queremos trabalhar com jovens para modelar o Porto do futuro e que metas queremos alcançar?

No próximo dia 20, a YouthPorto reúne, online, com as organizações de juventude da cidade, entre as 9,20 e as 17,30 horas. Já o laboratório reservado aos estudantes do ensino superior acontece dia 27, no mesmo horário.

A participação é gratuita, mas requer inscrição, com vagas limitadas que atenderão aos critérios de representatividade (30 jovens + 10 técnicos e decisores, diversidade de organizações, paridade de género, diversidade de freguesias, e ordem de chegada das inscrições).

Os nove laboratórios do “Ciclo de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto” foram lançados em novembro do ano passado e dividem-se em três rondas: a primeira dedicada a cocriação de uma visão; a segunda à criação dos objetivos da Juventude do Porto; a terceira ao plano de ação e recursos para implementação da estratégia.

O projeto Erasmus+ #YouthUpPorto 2020 é desenvolvido pela Câmara do Porto e financiado pelo programa Erasmus+, através da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Vai ser dinamizado em parceria com o Conselho Nacional de Juventude. Informações adicionais podem ser solicitadas através do endereço de email juventude@cm-porto.pt.

Os objetivos da Juventude do Porto procuram cruzar cinco dimensões: os objetivos estratégicos municipais, o Plano Nacional para a Juventude, as prioridades da Comissão Europeia, os objetivos de Juventude da União Europeia e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.