Política

Ordem dos Médicos Dentistas recebida nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, acompanhado pelo diretor executivo, Miguel Dias Gomes, foram recebidos pelo presidente da Câmara do Porto, nos Paços do Concelho, nesta segunda-feira.

Os representantes vieram apresentar cumprimentos a Rui Moreira e dar conhecimento do plano de atividades da ordem.

Segundo dados revelados pela OMD, Portugal tem mais do dobro dos médicos dentistas recomendados pela Organização Mundial de Saúde, com um total de 11 640 profissionais com inscrição ativa, o que significa que existe um médico dentista por cada 884 habitantes. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de um médico dentista por 2 mil habitantes.

O crescimento de médicos dentistas tem sido constante nos últimos anos, ainda que tenha abrandado em 2020 para o valor mais baixo em mais de uma década. Em 2010, havia perto de 7 mil médicos dentistas inscritos na Ordem, ou seja, em dez anos registou-se um aumento de mais de 66%.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, alerta, contudo, que há uma saturação muito grande no mercado de trabalho. “Portugal não tem capacidade para dar emprego digno a tantos médicos dentistas. A emigração é, infelizmente, a opção mais viável para os médicos dentistas mais jovens. É preciso alertar as gerações mais novas e respetivas famílias para esta realidade. Para além do excesso de profissionais, acresce que grande parte da população portuguesa tem dificuldade em aceder a cuidados de saúde oral por falta de capacidade económica. O programa cheque-dentista ou o projeto-piloto de médicos dentistas nos centros de saúde, apenas respondem a uma parte ínfima da população e deixam de fora a grande maioria dos portugueses”.