Turismo

Oportunidades e desafios juntam mais de três mil pessoas na segunda edição da Bolsa de Empregabilidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de três mil pessoas passaram, ao longo desta quarta-feira, pelo Palácio da Bolsa para se encontrarem com mais de seis dezenas de empresas, 21 escolas e cerca de 150 profissionais de recursos humanos. Na sua segunda edição, a Bolsa da Empregabilidade volta a promover o processo de inserção no mercado de trabalho no setor do turismo.

Na sessão de abertura, a vereadora do Turismo e Internacionalização relembrou os desafios de recrutamento na área: “a atratividade de recursos humanos para fazer face ao crescimento do turismo e às necessidades dos operadores”, assim como a “garantia da qualidade de serviço e da experiência, tão relevante para assegurar a sustentabilidade do destino”.

E sustentabilidade é o conceito que o Município vem adotando para o desenvolvimento do turismo na cidade, “uma estratégia que nos permitirá descentralizar o fluxo de visitantes, equilibrar os interesses do turismo com o bem-estar e qualidade de vida dos residentes e minimizar o impacto da atividade para o meio ambiente”, acredita Catarina Santos Cunha.

A responsável acredita que está presente “uma nova oportunidade de criar o turismo que queremos para a cidade do Porto: um turismo de qualidade, de criação de valor e de respeito”.

Ainda que as políticas municipais sejam importantes “para traçar o caminho”, Catarina Santos Cunha reforça que “este caminho e esta visão concretizam-se no envolvimento e contributo de todos, um ecossistema equilibrado, cooperativo e de compromisso mútuo”.

Nesse sentido, a vereadora sublinha a importância do evento para aquilo “que deve ser a construção de soluções coletivas para enfrentar os desafios do setor”, além de representar “um importante serviço de mentoria e aconselhamento profissional para quem vê no turismo oportunidades de carreira”.

Marcaram também presença na abertura da Bolsa de Empregabilidade a diretora do Turismo de Portugal, Ana Paula Dias, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, António Marto, presidente da Associação Fórum do Turismo, e a responsável do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto, Carla Vale.

Organizado pela Fórum do Turismo, com o apoio da Câmara do Porto, o evento é uma das maiores iniciativas agregadoras do setor, que reúne empresas, operadores turísticos, escolas e profissionais para conferências, workshops e momentos de discussão das reais necessidades do setor.