Mobilidade

Operação especial da Metro na noite do título prolonga serviço das linhas Amarela e Azul

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_07.jpg

Miguel Nogueira

A Metro do Porto tem uma operação especial montada para o último jogo do campeonato de futebol e para os festejos do título de campeão nacional do FC Porto.

Com reforços de capacidade e frequência antes e após o encontro com o Estoril (este sábado, às 18 horas, no Estádio do Dragão), a circulação prolonga-se para além do horário habitual na Linha Amarela (D) e no tronco da Linha Azul (A), entre a Senhora da Hora – Estádio do Dragão, até às três horas de domingo. A estação dos Aliados, por questões de segurança, estará encerrada aos clientes, a partir das 16 horas deste sábado.

Em dia de lotação esgotada no estádio do Dragão e de festejos azuis e brancos concentrados em torno da Câmara Municipal e da Avenida dos Aliados ao longo da noite – envolvendo fortes restrições à circulação automóvel no centro da cidade -, o Metro corresponde às necessidades adicionais de mobilidade e entra em campo com reforços de peso. Antes do jogo a generalidade das viagens faz-se em veículos duplos, com frequências reforçadas em todas as linhas. Idêntico reforço está preparado para o pós-match e, após as primeiras celebrações da conquista do campeonato ainda no relvado do FC Porto, todas as partidas, a partir da estação Estádio do Dragão, serão em composições duplas, com a maior frequência possível.

Se até às 18 horas todos caminhos vão dar ao Dragão, após o jogo todos os caminhos portistas conduzem à Avenida dos Aliados. O Metro reforça capacidade e oferta na Linha Amarela e no tronco comum da Linha Azul, Senhora da Hora – Estádio do Dragão.

Em ambos os casos, a operação prolonga-se até às três da manhã, com frequência de sete minutos e paragem em todas as estações (exceto na Estação dos Aliados).

As últimas partidas são as seguintes:
- Linha Amarela, Hospital de S. João – 3h03
- Linha Amarela, Santo Ovídio – 3h04
- Linha Azul, Senhora da Hora – 3h05
- Linha Azul, Estádio do Dragão – 3h01

A circulação nas restantes linhas da rede termina à uma hora, no horário habitual.

A Metro do Porto recomenda a compra ou o carregamento antecipado dos títulos de viagem Andante, de modo a evitar filas junto às máquinas de venda, e recorda a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual na utilização dos transportes públicos.