Cultura

Ópera e circo marcam programação do Coliseu do Porto para o último trimestre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_fimp_a_ultima_batalha_01.JPG

DR

Uma grande produção de ópera e uma nova história contada no circo de Natal estão entre os destaques da rentrée cultural do Coliseu Porto Ageas. Até dezembro vão ser ali apresentados cerca de 50 espetáculos, entre concertos, bailados, filmes, ópera, humor e teatro, aos quais se somam, pelo menos, 40 sessões de circo.

É já dia 23 de setembro que é apresentada, em estreia absoluta, a nova produção do Coliseu: “Tosca”, de Giacomo Puccini. Com direção do maestro José Ferreira Lobo e encenação de Alfonso de Filippis, a ópera, em três atos, simboliza um confronto entre a decadência e o progresso na viragem de século, dando o protagonismo a pessoas vulgares, de diferentes camadas sociais, em vez de se focar na realeza ou nos semideuses a que as óperas tradicionais recorriam comummente. Terá interpretação da Orquestra e Coro da Ópera na Academia e na Cidade e solistas como a soprano Cristiana Oliveira (Floria Tosca), o tenor Pedro Rodrigues (Mário Cavaradossi) e o barítono Nuno Pereira (Vitellio Scarpia).

Mas “Setembro no Coliseu” arranca com o concerto de 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho. Ainda na música, na sala Novo Ático haverá concertos de daguida e JP Coimbra. Não faltará o espetáculo de abertura do Balleteatro, a estrutura artística em residência no Coliseu, a emoção dos Barcelona Flamenco Ballet, o regresso dos Monólogos da Vagina e a estreia de “Extremamente Desagradável”, o programa de humor líder de audiências da autoria de Joana Marques, que salta da rádio para o palco com duas datas esgotadas.

A tradição (de sempre) do circo de Natal

Manda a tradição que, com a chegada do Natal, o grande chapitô da cidade monte a pista para levar a magia do circo a milhares de crianças de todas as idades. Este ano, o circo de Natal Coliseu Porto Ageas inspirou-se na fábula inacabada “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, publicada há 85 anos. Com direção artística de Rui Paixão, direção musical de Ramón Galarza e a magia de Mário Daniel, a surpresa não vai faltar nesta fantasia de cores, imagens e sons.

Novamente com música ao vivo, o Circo 2022 homenageia a escola de circo do Chapitô, reinterpretando, na íntegra, o álbum “A Festa do Circo”, que há 35 anos Ramón Galarza gravou para o Chapitô, com autorias de Sérgio Godinho, Nino Rota, Rão Kyao ou Victorino d’Almeida, entre muitos outros. Uma produção inédita a não perder, entre 8 de dezembro e 8 de janeiro.

Também para as famílias regressam os Concertos Promenade 2.0, que se focam numa obra da história da música e a dão a conhecer aos mais novos, um domingo de manhã por mês. O primeiro é a 25 de setembro com as suites de "Carmen", de Bizet. A 16 de outubro, o espetáculo “Cantar Pela Paz” convida os mais novos a conhecerem as mensagens por trás de algumas das mais icónicas obras pacifistas. Finalmente, a 27 de novembro, os Promenade contam tudo sobre "A Sagração da Primavera", obra-prima de Stravinsky.

Parcerias com os festivais

Nas parcerias com os festivais da cidade, o Coliseu volta a integrar o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o Family Film Project e o Porto/Post/Doc. Com o FIMP apresenta-se, a 11 de outubro, “A Última Batalha”, da companhia Leirena Teatro, contando com música original e interpretação ao vivo de Surma. A 18 de outubro chega à grande tela do Coliseu o filme-concerto “Heróis do Mar”, inserido no Family Film Project. Um espetáculo no qual a Orquestra Filarmónica Gafanhense interpretará a música composta por Henrique Portovedo para o filme realizado em 1949, por Fernando Garcia, sobre a pesca do bacalhau. E a 20 de novembro, os Silly Season trazem-nos, no âmbito do Porto/Post/Doc, o seu trabalho híbrido entre o teatro e o cinema "Fora de Campo".

Continua e reforça-se também a programação de acolhimento, componente fundamental do Coliseu. Até dezembro estão anunciados concertos de nomes como Macy Gray, Simone, Moonspell, Filipe Raposo, Regula e, ainda, o regresso de Rui Veloso. O espetáculo de humor "Praticamente Estável", a emblemática festa de semba Kuia Só e os bailados “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes” são outros exemplos da polivalência do maior teatro da Região Norte.

Consulte aqui toda a programação do Coliseu do Porto AGeas para o último trimestre do ano.