Cultura

Ópera contemporânea ganha novo laboratório criativo em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Quarteto_Contratempus_01.JPG

DR

O Espaço QC nasce em Campanhã, este sábado, sob a batuta do Quarteto Contratempus. Quer ser casa para formação, ensaios, masterclasses, residências artísticas, espetáculos, debates, exposições “e tudo o que mais possa ser resultado dos laboratórios de criação” no mundo da ópera contemporânea.

A criação deste espaço representa o mergulhar daquela estrutura artística no mundo da programação e do serviço educativo ou, como explica Miguel leitão, um dos membros da equipa, “o passo natural e necessário nesta altura da vida do Quarteto”.

À vertente educativa e de formação, junta-se a vontade do grupo em “contribuir para a divulgação e promoção da música contemporânea portuguesa, parte estruturante da nossa missão”, explica a diretora artística, Teresa Nunes.

O Espaço QC, adianta, “é um espaço não convencional que poderá ser uma blackbox, sala de concertos, de sessões de formação ou até mesmo de mesas redondas e outros momentos de reflexão, ao serviço de qualquer momento artístico”. O convite é para que “toda a comunidade” usufrua do local, que abre portas na Rua Chaves de Oliveira.

Fundado em 2008, o Quarteto Contratempus dedica-se à interpretação e divulgação de música contemporânea, e à criação de Ópera Contemporânea Multimédia. Em 2018, foi um dos projetos vencedores do Prémio Nacional Indústrias Criativas e da distinção "Born From Knowledge", atribuída pela Agência Nacional de Inovação.