Cultura

Open House Porto volta a abrir portas da arquitetura em julho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_conferencia_imprensa_open_house_2022_02.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Serão dois dias de visitas, no primeiro fim de semana de julho (dias 1 e 2), a um conjunto de espaços cuja seleção está a cargo dos curadores, Pedro Baía e Magda Seifert. O Open House Porto vai realizar a 8.ª edição, sob o tema “Novíssimos na Arquitetura”.

Segundo os curadores, “o tema é inspirado no texto de 1959, da autoria de Nuno Portas, intitulado ‘A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal’". Nesse texto, Nuno Portas dirige-se aos arquitetos recém-chegados à atividade profissional, propondo “o interrogar de uma novíssima geração, não só nas suas ideias e intenções, mas, sobretudo, nas suas obras.”

Para esta edição está prevista a visita a espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades. O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus, que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos. Todas as visitas são gratuitas.

A organização anunciou, também, que estão a decorrer, até 16 de abril, as candidaturas de voluntários para integrar a equipa da 8.ª edição do evento. É dirigida a voluntários, a partir dos 16 anos, com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e com vontade de interação com o público.

O Open House Porto é organizado pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura e com a parceria estratégica dos municípios do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O Open House Porto está integrado no Open House Worldwide, um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se, atualmente, a mais de 50 cidades em todo o mundo.

Para mais informações consultar página oficial do evento.