Sociedade

Open House Porto somou mais de 17 mil visitas a 52 espaços

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_visita_imprensa_edificio_domus_social_open_house_2023_17.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A oitava edição do Open House Porto (OHP) somou mais de 17 mil visitas aos 52 espaços do roteiro que passou pelas quatro cidades envolvidas – Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia - durante os dias 1 e 2 de julho.

No Porto, o espaço mais visitado foi o edifício da Câmara Municipal, com 1326 visitantes, no concelho da Maia, a Torre Lidador (700), em Vila Nova de Gaia, a Torre Altice (1713) e em Matosinhos, o espaço mais visitado da edição, o Terminal de Cruzeiros e Titan do Porto de Leixões com 2835 visitas. O espaço privado mais visitado foi a Casa sobre o Douro (771), segundo dados revelados pela organização do evento.

Dedicada ao tema dos “Novíssimos na Arquitetura", Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura, entidade organizadora, congratula-se com a adesão ao OHP por parte do público, bem como com a organização que o evento implicou, quer ao nível da curadoria, quer dos mais de 300 voluntários e 50 especialistas envolvidos.

"Nesta edição, a segunda já não condicionada pela pandemia, optou-se por uma redução do número de espaços, com uma vontade de revelar o que de mais privado existe. Foi o regresso do público aos mais pequenos e íntimos espaços", sendo que as 23 casas/apartamentos alcançaram uma média de 230 visitas durante o fim de semana, assinala Nuno Sampaio, lembrando que, neste 8.º Open House Porto, 26 dos locais do roteiro foram estreias absolutas no evento, que, em 2025, completa 10 anos de existência.

O roteiro proposto foi, ainda, acompanhado pelos programas Caleidoscópio e Plus, com um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, também de participação gratuita, assim como a Experiência do Desenho e o Roteiro para a Inclusão. As atividades paralelas tiveram cerca de 1500 participantes.

O Open House Porto é, recorde-se, o único no mundo que engloba quatro municípios distintos.