Sociedade

Open House Porto recruta voluntários para a edição deste ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_open_house_14.jpg

Filipa Brito

A 7.ª edição do Open House Porto, que acontece no fim-de-semana de 2 e 3 de julho, está a recrutar voluntários para informar e orientar os visitantes. As candidaturas podem ser formalizadas até ao dia 30 de abril.

Depois de um ano de pausa e uma edição (2021) ainda muito condicionada pela pandemia, o Open House Porto regressa para celebrar a arquitetura e as cidades, com a ambição de devolver ao público a realização do evento na sua dimensão e dinâmicas habituais.

Serão dois dias de visitas, adaptadas às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.

A seleção dos espaços desta 7.ª edição está a cargo da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto. Segundo a dupla de curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança, que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que, sendo públicos e infraestruturais, permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House, seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

Com o propósito de informar e orientar os milhares de visitantes naquele que é um dos eventos de arquitetura mais populares do mundo, os voluntários devem ter mais de 16 anos, interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades, e ter vontade de comunicar em público e dar a conhecer o melhor da arquitetura destes concelhos. Esta será uma oportunidade de convívio, descoberta e de trabalho em equipa.

O formulário para a candidatura está disponível aqui.

O Open House Porto, que procura mostrar a excelência do património arquitetónico das quatro cidades, é organizado e produzido pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura e conta com a parceria estratégica das câmaras municipais das cidades envolvidas.