Cultura

Open House Porto mobilizou mais de 25 mil visitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Dia_Centros_Historicos_19.jpg

Filipa Brito

Depois de um ano de pausa e uma edição (a sexta, 2021) ainda condicionada pela pandemia, a 7.ª edição do Open House Porto mobilizou mais de 25 mil visitas.

Dedicado ao tema da Casa, entendida como o “modo como cada um de nós se vincula ao lugar a que chama seu”, a edição deste ano, que decorreu no passado fim-de-semana, ofereceu 74 espaços nas quatro cidades envolvidas – Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia –, 41 dos quais abriram as suas portas, pela primeira vez, nesta iniciativa.

No Porto, foi o edifício da Câmara Municipal o mais visitado, acolhendo mais de 800 visitas, seguido do Centro Português de Fotografia e do Laboratório Ferreira da Silva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), com cerca de meio milhar de visitantes.

No seu regresso ao formato pré-pandemia, a sétima edição do Open House Porto teve como curadores a arquiteta Graça Correia e, pela primeira vez, um não arquiteto, o historiador Joel Cleto. Contou com mais de 300 voluntários e especialistas envolvidos e uma seleção de espaços inusitados e que contaram outras histórias sobre as diferentes cidades envolvidas.