Sociedade

Open House Porto abre as portas da arquitetura urbana neste fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_museu_vinho_porto_11.jpg

É neste fim de semana, 29 e 30 de junho, que a arquitetura das três cidades da Frente Atlântica mostra a vida interior de diversos espaços de forma totalmente gratuita. Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia voltam a abrir portas para a 5.ª edição do Open House Porto.

Dedicado ao tema "Vida Interior", o roteiro deste ano inclui 70 espaços - 53% dos quais inéditos - sendo que 44% são habitações, 37% equipamentos, 12% comércio e serviços e 7% infraestruturas.

Desses 70 espaços, 42 situam-se na cidade do Porto e 29 abrem pela primeira vez as portas ao público, como são exemplos: a Casa Fez, o Forte de São João Baptista da Foz, o Bairro Rainha D. Leonor, a Casa da Boavista, a Reitoria da Universidade do Porto, os Lavadouros, Sanitários e Balneários de S. Nicolau, o Museu do Vinho do Porto, o Coliseu Porto Ageas, o Bairro Duque de Saldanha (entre outros).

Os participantes têm acesso a um extenso programa de visitas onde podem ver e conhecer locais que nem sempre são acessíveis ao público, construindo os seus próprios itinerários ou optando pelas visitas acompanhadas, orientadas por voluntários. Existe ainda a possibilidade de integrar visitas comentadas, que envolvem o autor do projeto de arquitetura do espaço ou um especialista convidado.

A par do roteiro, existem ainda dois programas de ações paralelas que possibilitam outras formas de observação e fruição dos espaços e que proporcionam atividades diversas para diferentes faixas etárias: Programa Caleidoscópio e Programa Plus.

A 5.ª edição do Open House Porto é organizada e produzida pela Casa da Arquitectura com a parceria das Câmaras do Porto, Matosinhos e V. N. Gaia. Envolve 300 voluntários e 189 visitas comentadas por 107 especialistas.

Para mais informações sobre o evento, horários e inscrições, consulte o site oficial www.openhouseporto.com.