Urbanismo

Open House celebra Abril no fim de semana de 6 e 7 de julho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_open_house_2_03.jpg

Casa da Música

Miguel Nogueira

A 9.ª edição do Open House Porto (OHP), a decorrer no fim de semana de 6 e 7 de julho, vai juntar-se às comemorações dos 50 anos que se cumprem este ano sobre o 25 de Abril. Sob o tema "50 Anos a Construir a Liberdade", o OHP tem a curadoria das arquitetas Teresa Novais e Margarida Quintã e vai envolver as cidades do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Figuras imprescindíveis de cada edição, os voluntários podem inscrever-se para participar na organização até ao próximo dia 21.

"Num ano em que se comemoram os 50 anos da democracia, a Casa da Arquitetura desafiou as curadoras a pensar em espaços modelo neste processo de construção da democratização. A dupla curatorial, que pela primeira vez está entregue a duas mulheres, de gerações e percursos diferentes, respondeu de forma exemplar a este desafio de mostrar como os princípios de abril foram concretizados. A Arquitetura foi um instrumento de concretização dos princípios da Democracia", explica Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, instituição responsável pela organização e produção do OHP.

Margarida Quintã e Teresa Novais explicam assim o conceito que orienta o Open House deste ano: "[O Open House Porto 2024] Convida os visitantes a celebrar os 50 anos da democracia portuguesa. Se na revolução de 25 de Abril de 1974 o povo português reivindicava 'a paz, o pão, habitação, saúde e educação' [refrão da canção de intervenção 'Liberdade' da autoria de Sérgio Godinho, 1974], em 2024 queremos, por um lado, conhecer o que fomos capazes de alcançar, e por outro, identificar o que desejamos para o futuro".

A Arquitetura foi um instrumento de concretização dos princípios da Democracia

"Hoje existem novas ideias de gestão da cidade para a tornar mais inclusiva, acessível e sustentável, através de ações de regeneração urbana, da criação de redes de mobilidade ou da criação de estruturas ecológicas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. São igualmente estas cidades em construção que queremos dar a conhecer. Propomos, assim, visitas a espaços de iniciativa pública, municipal, ou cooperativa, construídos nas últimas cinco décadas, que retratam as transformações operadas nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. O que queremos perguntar é: de que é que nós, portugueses, precisamos hoje para termos liberdade a sério?", acrescenta.

Abertas inscrições para voluntários

Na companhia de especialistas e voluntários, as portas da arquitetura de iniciativa pública realizada nos últimos 50 anos abrem-se pelas quatro cidades Open House Porto. O roteiro é acompanhado pelos programas Caleidoscópio e Plus, que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos. Todas as visitas e atividades são de participação gratuita.

O Open House Porto é organizado e produzido pela Casa da Arquitectura com a parceria estratégica dos municípios do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. É o único caso em todo o mundo em que quatro cidades se unem para o evento enquanto território único.

Para tornar possível o Open House todos os anos, é fundamental o apoio dos voluntários. As pessoas, a partir dos 16 anos, com interesse pela arquitetura, património construído e a história das quatro cidades, e, sobretudo, com vontade de interação com o público, podem inscrever-se aqui, até dia 21.