Cultura

Online e nas ruas, o novo site do Museu da Cidade dá-se a conhecer

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Museu_da_cidade.jpg

DR

O lançamento do novo site do Museu da Cidade, online em www.museudacidadeporto.pt, foi acompanhado por uma campanha de mupis espalhados pelas ruas do Porto.

Mais do que um espelho do Museu da Cidade, a nova plataforma apresenta-se, antes, como uma extensão adicional do museu, que reúne todo o sistema de ligações em rizoma a que se propôs este projeto municipal.

O novo site deu-se a conhecer também através de um conjunto de mupis que surgiu nas ruas do Porto, que suscitam a curiosidade e convidam à visita.

Navegando pelo site, o visitante poderá explorar mais sobre cada uma das estações, a coleção que integram, os gabinetes que chegaram a poder ser abertos no ano de 2020, que trouxe tantas limitações aos projetos culturais (em vídeos guiados pelas exposições no projeto Visitações), e contribuir com ideias para um museu-em-construção, através do Gabinete Atmosférico, principal canal de interface em tempos de pandemia.

Também a Rádio Estação, projeto inicialmente ensaiado durante a Feira do Livro do Porto, encontra na nova morada do Museu da Cidade o seu “sítio invisível”. O arranque foi marcado pela primeira leitura do “Diário da Peste”, de Gonçalo M. Tavares, que terá periodicidade diária.

Há, ainda, um conjunto de rubricas, protagonizado por uma rede de colaborações em crescimento, para conhecer em www.museudacidadeporto.pt.