Cultura

Oito mulheres imigrantes e cuidadoras em foco no novo trabalho de Marco Martins

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_espectaculo_Marco_Martins_TMP_01.jpg

DR

O Teatro Campo Alegre recebe, a 2 e 3 de fevereiro, "Pêndulo", o mais recente trabalho do dramaturgo e encenador Marco Martins.

A peça é interpretada por atores não profissionais e aborda a questão do trabalho doméstico e as relações familiares, confrontando diferentes modos de vida, contextos, expectativas, sonhos e quotidianos.

As oito mulheres que compõem o elenco, com idades compreendidas entre os 31 e os 76 anos, são imigrantes e trabalhadoras domésticas ou cuidadoras de doentes terminais e idosos. Embora tenham diferentes atividades profissionais, o espetáculo parte de um cenário ficcional em que são empregadas de limpeza de uma superfície comercial em Lisboa, mas com espaço para as suas histórias reais e pessoais.

O título do espetáculo parte do movimento pendular que pauta a vida destas mulheres, entre Lisboa e a periferia, entre o seu país de origem e país de destino e ainda entre as suas casas e as casas de quem as emprega.

Marco Martins regressa ao Teatro Municipal do Porto depois de ter apresentado “Selvagem”, em 2022, e “Great Yarmouth: Provisional Figures”, em 2018, no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

O espetáculo é apresentado às 19h30. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e em tmp.bol.pt