Desporto

Oito mil atletas participaram à chuva na Meia Maratona

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O queniano Antony Kimtai e a etíope Enatnesh Alamrew Tirusew venceram a 16.ª Meia Maratona do Porto, corrida este domingo em algumas ruas da cidade e com ligação, de novo, a Vila Nova de Gaia. A prova, que ficou marcada por um novo recorde, no setor feminino, contou com a presença de cerca de oito mil atletas.

Tirusew fixou a nova melhor marca em 01:07.13 horas, depois de bater a queniana Nancy Chepleting por 2.31 minutos, enquanto Tigist Gashaw, do Bahrain, completou o pódio, a 2.52 da primeira. Dulce Félix foi a portuguesa mais rápida, terminando em 01:15.59, seguida de Susana Santos e Sara Duarte.

No setor masculino, Antony Kimtai foi o mais rápido, cortando a meta em 01:01.39, deixando para trás os compatriotas Mike Kiptum Boit, a três segundos, e Barnaba Kipkoech, a 15 segundos. Fábio Oliveira foi o melhor atleta português, em 01:16.53, seguido de José Sousa e Daniel Pinheiro.

A chuva não foi impedimento para cerca de oito mil atletas participarem entre as competições de 21 e de cinco quilómetros. Cada um a seu ritmo, entre amigos e família, numa manhã repleta energia e boa disposição e com direito a transmissão televisiva, na RTP1.

Antes da entrega de prémios antigos atletas (Domingos Castro, Dionísio Castro, António Pinto, Ezequiel Canário, Fernanda Ribeiro, Paulo Guerra e Miguel Mostaza) foram homenageados pela organização, com uma lembrança simbólica da prova.

A cerimónia de prémios aos vencedores da 16.ª edição da Meia Maratona do Porto contou com a presença da vereadora do Desporto, Catarina Araújo.