Sociedade

Oito ações de inovação e empreendedorismo vão dinamizar a cidade este ano

  • Notícia

    Notícia

Rafael Pires_scleup porto - made in baixa.jpg

Após uma primeira edição bem-sucedida, em 2017, as expectativas eram altas para a segunda edição da Convocatória Aberta ScaleUp Porto. A comunidade de empreendedores e inovadores da cidade foi desafiada e respondeu à altura: o júri teve a árdua tarefa de avaliar 57 candidaturas para chegar aos oito finalistas selecionados.

Durante o ano em curso, são estas as propostas que
irão dinamizar o ecossistema local: 

"Incinerator", por Founders Founders

Falhar faz parte da história do empreendedorismo e aprender com o erro é, muitas vezes, a base para novos desafios. Incinerator é um projeto que promete dar um fim digno às startups portuguesas que por algum motivo não vingaram e tornar acessível o conhecimento e as aprendizagens conquistadas pelos seus fundadores. O projeto consiste numa série de eventos onde um fundador de uma startup que falhou fala sobre o seu caso de insucesso e a experiência adquirida. Estes eventos serão filmados e agregados numa série que será tornada pública. Com esta iniciativa, pretende-se que o Porto seja a cidade onde falhar é encarado como uma etapa de um processo, e onde os empreendedores que falham se sentem confortáveis para partilhar a sua história. Esta partilha permitirá mitigar riscos futuros, construindo um ecossistema mais sólido.

"Leveraging Intellectual Property Strategy for Scale-up", pelo INESC TEC

Os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) desempenham um papel central na economia, sendo que, de acordo com os indicadores de DPI internacionais, há uma lacuna de consciência e conhecimento sobre o seu uso estratégico no negócio, especificamente na área das TIC. Com esta atividade, que se traduz em dois eventos, o INESC TEC pretende sensibilizar as empresas para os DPI e alavancar a sua utilização na estratégia de negócio. O primeiro evento - "IPforBusiness - IP Training Roadshow for Innovation Support" - é um workshop mais geral que oferece uma visão aprofundada sobre DPI. O segundo - "Boosting Intellectual Property for ICT/IoT - Porto Conference" - será um evento inédito no Porto, reunindo empresários e empreendedores com os principais especialistas em Propriedade Intelectual de empresas internacionais de referência.

"Portuguese Women in Tech Awards", pela Press Play

Será uma celebração do ecossistema empreendedor nacional, com especial atenção para as mulheres que dele fazem parte. Alinhado com a visão da comunidade Portuguese Women in Tech, serão premiadas as empreendedoras nacionais que mais se destacam em diversas áreas, num processo que conta com a contribuição do ecossistema. Com esta atividade serão potenciadas ligações e a visibilidade da comunidade empreendedora no feminino, promovendo o equilíbrio no Porto.

"OPO.network - Porto Communities Network, 4 Meetups focusing on JavaScript, Design and Marketing", pela Made With Moxy

Constituído por uma série de encontros, o OPO.network tem como objetivo reunir comunidades criativas e promover iniciativas que criem conscientização, conhecimento e oportunidades, com foco em JavaScript, Design e Marketing.

"DSPT Day 2018", pela DSPT - Associação Portuguesa de Ciência de Dados

A proposta resulta num dia de networking e partilha de conhecimentos sobre Ciência de Dados. Pretende contribuir para que a região do Porto seja um polo de referência nesta matéria. Nesse sentido, será promovida a partilha de informação e experiências entre entusiastas deste universo, bem como o intercâmbio entre startups, instituições e associações nacionais e internacionais, cuja atividade se desenvolva em áreas relevantes para as diferentes disciplinas inseridas em Ciência de Dados, criando, assim, oportunidades de networking.

"BISTAS LARGAS - para ver mais do que o óbvio", pelo CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

Para criar novos conhecimentos, soluções ou produtos através da investigação, apurar novas ideias de negócio e aprofundar as variáveis tecnológicas e de mercado relevantes para a criação de uma nova empresa, não basta focar apenas nas áreas nucleares, como planos de negócio e fontes de financiamento. É necessário investir também em zonas periféricas, menos visíveis, frequentemente esquecidas, mas que protegem e/ou potenciam o novo negócio. É a pensar na melhoria das competências "satélite" dos empreendedores/inovadores na área da Saúde que o CINTESIS vai organizar um conjunto de três sessões de formação e discussão interativas dedicadas às áreas de Propriedade Intelectual, Regulamentação/Certificação e Comunicação. No âmbito desta iniciativa, serão criados manuais nas três áreas mencionadas, a serem distribuídos pelos participantes e junto de diferentes stakeholders da cidade do Porto.

"Ninja Challenge", pela Jscrambler

O Ninja Challenge é uma competição online de hacking que vai procurar os melhores programadores de JavaScript. A competição consistirá em dois fins de semana intensos de JavaScript hacking, culminando com a atribuição de prémios.

"Tomorrow Summit", pela Federação Académica do Porto

Com esta iniciativa, a FAP deixa patente a vontade de apostar em inovação e tecnologia. Adotando um modelo organizacional aclamado (as Summit), o evento surge para possibilitar a discussão e apresentação de ideias, bem como o início de projetos que afirmem qual a resposta da Academia em relação ao futuro. Pretende-se que os estudantes encontrem na Tomorrow Summit uma plataforma de oportunidades ímpar e com condições verdadeiramente potenciadoras das suas ideias, bem como implementar sessões preparatórias e pré-eventos com um cariz de desenvolvimento de projetos/ideias, finalizando o seu percurso num encontro com empresas que os possam mais tarde acolher.