Cultura

Oficinas, poesia e música acompanham inaugurações em Bombarda

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_galerias_miguel_bombarda_02.jpg

Filipa Brito

As artérias do Quarteirão de Miguel Bombarda voltam a encher-se de gente e de animação cultural neste sábado, 13 de maio, entre as 16h00 e as 20h00. É assim em cada ciclo de Inaugurações Simultâneas, iniciativa que, de dois em dois meses, traz novas obras às galerias e novas coleções aos espaços expositivos, comerciais e alternativos da zona.

A comemorar o seu 16.º aniversário, este projeto de cultura urbana, “pensado para e pela cidade”, promete uma tarde “dedicada à diversidade do diálogo e à livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação”, segundo os promotores.

Como é habitual sempre que o clima permite, as novidades nos espaços de Bombarda vão ser acompanhadas por animação gratuita no exterior. Nesta terceira edição do ano, destacam-se as oficinas de artes plásticas, abertas a todas as idades, mas sujeitas a inscrição por email.

Na zona pedonal de cruzamento entre a Rua de Miguel Bombarda e a Rua da Boa Nova (do lado do Palácio de Cristal) decorre a oficina de ilustração "Desenhar com recortes", orientada por Mariana Bento (inscrição: marianadbento@gmail.com), a oficina colaborativa "Corta e Cola Existencial", dirigida por Helena Rocio Janeiro (helenoska@gmail.com), e ainda a oficina criativa "Cortar/Colar", de Leonor Violeta (aleonorvioleta@gmail.com).

Para a mesma área está, ainda, programado um “Sarau de Poesia”, dinamizado pelo Coletivo Poético Sinestéticas (inscrição: andersonva83@gmail.com) e um DJ set apresentado pela Openbox Associação Cultural.

Do lado oposto, na zona pedonal que cruza com a Rua de Cedofeita, tem lugar a oficina criativa "Stencil, histórias e carimbos", da responsabilidade de David Penela (inscrição: dpenela@gmail.com), enquanto no Largo da Maternidade Júlio Dinis decorrem outras duas: a oficina de ilustração "Poetas portuguesas", criada por A Constança (constanca.a.a@gmail.com) e a oficina de impressão sobre molde “Cravo Bombarda”, do artista Ser Silvestre (diogomachado93@gmail.com).

Para os visitantes que quiserem dar corpo à música, há também uma sessão de prática de dança, orientada pelo Hop Dance Studio.

O programa inclui ainda, e como tem sido habitual nos últimos anos, duas visitas guiadas a algumas galerias, conduzidas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. Os interessados devem inscrever-se até às 13h00 desta sexta-feira, 12 de maio, através do email visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt, com indicação do nome e do turno pretendido (16h00-17h00 ou 17h30-18h30).

A imagem do cartaz deste ciclo das Inaugurações Simultâneas é da autoria de Raquel Belli (UNDERDOGS), cortesia da AP’ARTE Galeria. No tipo de letra foi mantida a habitual parceria com o Colönia Studio.

Conheça a lista de galerias participantes nesta edição.