Cultura

Oficinas para os mais novos conhecerem o Museu da Cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_projeto_criacoes_artisticas_17.jpg

Filipa Brito

A Casa do Infante, o Gabinete de Desenho - Casa Guerra Junqueiro e o Reservatório continuam em março com as habituais atividades para crianças a partir dos 3 anos. Participação nas “Oficinas para os mais novos” do Museu da Cidade é totalmente gratuita.

Começa já no sábado, 5 de março, mais uma viagem pela história do Infante D. Henrique. Numa visita em família à Casa do Infante, as crianças são desafiadas a construir um porta-lápis em forma de torre, tal como o local onde nasceu o infante conhecido como "O Navegador".

No fim-de-semana seguinte, o ponto de encontro é o Gabinete de Desenho - Casa Guerra Junqueiro para a iniciativa “ORAR (DEC)ORAR”, a partir da exposição “Oração à Luz”, de Sara Sara. No sábado, “vamos explorar o valor dos pequenos gestos, materiais simples e objetos domésticos que re-olhados e reorganizados ganham tantas vezes uma dimensão quase mágica, de memorial, de oração, de adoração, devoção, de exercício espiritual, de forma de falar e comunicar com o invisível”.

No Dia do Pai, 19 de março, viajamos até ao Parque da Pasteleira para conhecer o Reservatório através da oficina “Marcas com Personalidade”, que mostra aos mais pequenos como “desde os tempos mais antigos que o Homem deixou gravados ou pintados na pedra, argila ou cerâmica traços, pontos, por vezes pequenos desenhos, riscos, marcas, ou até assinaturas”. O desafio é para que criem uma marca diferente para cada um, recorrendo a várias técnicas de registo.

Por fim, no dia 26 voltamos à Casa do Infante para a iniciativa “Se esta rua fosse minha”. Depois da visita à exposição “Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto”, os mais novos são convidados a recriar uma rua à sua medida. “Usamos a imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem esta artéria. No final, cada criança leva um pedaço da rua”.

Todas as “Oficinas para os mais novos” acontecem às 11 horas e são de participação gratuita, mas limitada a 15 participantes. Para mais informações, estão disponíveis o endereço de correio eletrónico mdc.educativo@cm-porto.pt ou o número de telefone 226 057 000.