Cultura

Oficina “Desacordes e remisturas: fanzines inflamáveis” convida a copiar, colar e recriar fanzines

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Amanda_Copstein_caminho_das_regaras_01.JPG

Amanda Copstein

Integrada no projeto Materiais Inflamáveis, esta atividade lança o desafio aos participantes de recriar um novo fanzine de 16 páginas através da remistura de excertos e fragmentos fac-similados dos objetos expostos.

A oficina vai decorrer sob a orientação da artista visual Amanda Copstein, com uma primeira sessão no próximo sábado, 7 de agosto. No sábado seguinte, dia 14, repete-se com novo grupo de inscritos. A atividade decorre ao longo do dia (10-13 horas e 14,30-17,30 horas), no Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Partindo do extenso material recolhido para o projeto Materiais Inflamáveis, exposição com a curadoria de Paula Guerra e Pedro Quintela, os participantes serão desafiados a recriar um novo fanzine de 16 páginas através da remistura de excertos e fragmentos fac-similados dos objetos expostos. Usando a fotocópia, a impressão e a colagem como técnicas de reescrita, procurar-se-á desafinar o arquivo exposto num novo objeto.

Amanda Copstein (Porto Alegre, 1989) é artista visual e pesquisadora. Bacharel em artes visuais pela UFRGS (Porto Alegre, 2014), realizou formação em Arte Contemporânea na EAV Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015) e é tecnóloga em Audiovisual pela PUCRS (Porto Alegre, 2011). Em 2015 criou a Papelera, feira de arte gráfica bimestral sediada em Porto Alegre, e o selo de auto publicação Nada Pouco Quase Muito com o qual já participou em feiras no Brasil, em Portugal e na Espanha. Ainda no Brasil ministrou oficinas de publicações no museu Santander Cultural e no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Vive no Porto desde 2017, onde concluiu o Mestrado em Arte e design para o espaço público na FBAUP e onde mantém sua atividade como publicadora e trabalha de forma independente como professora de desenho particular, bem como colaborações com marcas e meios de comunicação. Em 2021 inicia o Doutoramento em Arte Contemporânea, na Universidade de Coimbra.

As inscrições para a oficina “Desacordes e remisturas: fanzines inflamáveis” têm um valor de 5 euros, ou 3 euros para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. A lotação é limitada a dez pessoas e as inscrições podem ser feitas aqui ou em bmp@cm-porto.pt, indicando o dia pretendido.