Desporto

Oferta desportiva da cidade está agora disponível numa aplicação móvel

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Desporto365 é a nova plataforma digital do Município do Porto, que agrega toda a oferta desportiva da cidade ao nível dos seus equipamentos e modalidades disponíveis, com informações atualizadas sobre todos os clubes e entidades que se dedicam à prática da atividade física e desportiva na área geográfica do Porto. A aplicação móvel estará disponível, gratuitamente, já a partir desta segunda-feira.

Apresentada esta quinta-feira, em reunião do Executivo, a plataforma Desporto365 é o resultado de quase um ano de trabalho para identificar e atualizar toda a oferta desportiva da cidade, desde a mais pequena associação aos clubes maiores, incluindo os vários equipamentos e as modalidades disponíveis, por categoria e por tipologia.

Mais do que um Mapa Desportivo em formato digital, esta plataforma adequa toda a informação reunida às preferências de cada utilizador, com múltiplas possibilidades de pesquisa, de acordo com a idade e o género, mas também com o tipo de modalidade, equipamento, clube e até zona geográfica pretendida.

O projeto teve como ponto de partida o Atlas Desportivo da Cidade do Porto, atualizado a cada dez anos e publicado pela última vez em outubro de 2009. “Entendemos que esta era a altura para abandonarmos o tradicional suporte físico e aproveitarmos as ferramentas tecnológicas atualmente disponíveis. Ao darmos este passo ambicioso, conseguimos tornar toda esta informação mais acessível, mais interativa e mais fácil de explorar por todos, garantindo ainda a sua permanente atualização”, explicou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

Acessível num website criado para o efeito, em desporto365.porto.pt, a plataforma Desporto365 estará também disponível, a partir da próxima segunda-feira, numa aplicação móvel, que pode ser descarregada gratuitamente na App Store ou no Google Play. Além de permitir um acesso mais rápido e em qualquer lugar, a app junta ainda mais funcionalidades exclusivas, como a georreferenciação do utilizador e a informação sobre os equipamentos desportivos que se encontram nas proximidades, através da realidade aumentada.

“Acreditamos, sinceramente, que esta ferramenta digital vai potenciar as oportunidades de acesso aos equipamentos desportivos da cidade, possibilitando ainda uma procura ajustada às necessidades de cada cidadão, em função da vasta oferta de serviços atualmente disponível na cidade do Porto”, destacou, ainda, Catarina Araújo.

Paralelamente, este trabalho constitui, também, uma importante ferramenta para os decisores públicos e para todo o conjunto de agentes desportivos, “quer na gestão corrente dos seus equipamentos, quer na identificação de novas oportunidades e planeamento de futuras intervenções”, acrescentou.

Embora em permanente atualização, a plataforma Desporto365 reúne já informação detalhada sobre as mais de 250 entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade, assim como os 309 equipamentos, privados e municipais, onde diariamente são disponibilizadas mais de 200 modalidades desportivas, amadoras e federadas.

O objetivo é fazer do Porto uma cidade cada vez mais aberta ao desporto, com novas e melhores possibilidades de acesso às suas infraestruturas e cada vez mais com mais praticantes. Ou, como sintetiza a campanha de comunicação da app Desporto365, “uma cidade aberta ao desporto, todos os dias do ano”.