Cultura

Obras, pensamentos e experiências do escultor Anish Kapoor estão a partir de hoje em Serralves

  • Notícia

    Notícia

"Anish Kapoor: obras, pensamentos, experiências" é o nome da exposição do escultor indiano que o Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugura hoje, pelas 22 horas, e que se estende também pelo Parque da Fundação. 

Aliás, a colocação no Parque foi cuidadosamente definida pelo artista, com o objetivo de criar um itinerário através do tempo, do espaço, das formas de perceção e de atribuição de significado.  

A apresentação no espaço expositivo central do Museu de 56 maquetas de projetos executados e não executados, concebidas nos últimos 40 anos, remete para a escala íntima do ateliê do artista, em Londres, como espaço de pensamento e de experimentação. 

Comissariada por Suzanne Cotter e coordenada e produzida por Marta Almeida de Moreira, diretora adjunta do Museu de Serralves, "Anish Kapoor: obras, pensamentos, experiências" - que ficará patente até 6 de janeiro - é uma exposição singular sobre o trabalho de um dos poucos artistas vivos do nosso tempo que conseguiram um nível de reconhecimento e notoriedade assinaláveis.

Anish Kapoor (Mumbai, 1954) é autor de vasta e significativa obra escultórica concebida para e à escala de corpos, cidades e paisagem, estando instalada numa vasta profusão de contextos, desde a escala urbana de metrópoles como Londres, Nápoles, Nova Iorque e Chicago até às encostas ondulantes de Inglaterra e da Nova Zelândia. Em anos recentes, Kapoor também tem sido convidado a apresentar o seu trabalho em alguns dos mais belos jardins formais do mundo, incluindo os Jardins de Kensington, em Londres, e o Palácio de Versalhes.