Mobilidade

Obras na Ponte Luís I: STCP apresenta novos percursos para linhas de acesso a Gaia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_STCP_eletrico.jpg

Miguel Nogueira

Devido ao encerramento do tabuleiro inferior da Ponte Luís I para obras a partir de amanhã, quinta-feira, a STCP apresenta novos percursos para as linhas 900, 901, 906 e 11M.

Dia 14 de outubro têm início os novos percursos para as linhas que ligam Porto a Gaia pelo tabuleiro inferior da Ponte Luís I, devido ao encerramento desta infraestrutura para a realização de trabalhos de reabilitação, a cargo da IP – Infraestruturas de Portugal, impossibilitando, deste modo, a circulação automóvel entre as duas cidades.

“Estes novos trajetos devem manter-se pelo período previsto para execução da empreitada”, informa a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto em comunicado.

Para amenizar os efeitos causados pelas obras e viabilizar a mobilidade dos utentes, a operadora de transportes públicos, conjuntamente com as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia, apresenta as melhores soluções alternativas aos percursos das linhas 900, 901, 906 e 11M, que habitualmente fariam a travessia entre as duas margens do Douro pelo tabuleiro inferior da Ponte Luís I.

Linha 900 (Cordoaria - Santo Ovídio)

- Esta linha será desdobrada em duas variantes, uma oferecendo mobilidade em Gaia (Santo Ovídio – Ponte Luís I) e outra no Porto (Cordoaria – S. Bento)
- Não fará ligação direta entre as duas margens.

Embora a passagem no tabuleiro inferior da Ponte Luís I fique interdita ao trânsito automóvel, existe a possibilidade de fazer a travessia pedonal da ponte. Se for considerada esta alternativa no sentido Gaia-Porto, os utentes encontram junto ao Funicular dos Guindais uma paragem da linha 403 (Campanhã – Casa da Música, via marginal do rio Douro). Podem ainda optar por seguir até à Rua de Mouzinho da Silveira.

Para o sentido Porto-Gaia deverão ser consideradas as mesmas alternativas.

Linha 901 (Trindade-Valadares) e Linha 906 (Trindade-Madalena)

- Estas duas linhas passam a efetuar a travessia pela Ponte do Infante.

Em alternativa ao trajeto desativado (General Torres – Ponte Luís I/Gaia) existem duas soluções. Do lado de Gaia, caso os passageiros pretendam seguir de General Torres até à marginal de Gaia, devem ser efetuar o transbordo para a linha 900. E, na margem do Porto, devem recorrer às linhas 500 ou 900, com paragens localizadas na Ribeira, Rua de Mouzinho da Silveira ou São Bento.

Linha 11M (Hospital São João-Coimbrões)

- Esta linha passa também a efetuar a travessia entre as duas margens pela Ponte do Infante.

Para contornar o troço do percurso desativado na Ponte Luís I / Ribeira do Porto, será possível na Ribeira, Rua de Mouzinho da Silveira ou São Bento passar para a linha 1M, seguido de novo transbordo para a linha 11M a partir da Avenida dos Aliados.

Consulte todas as informações detalhadas sobre os novos percursos e respetivos mapas com as alterações de mobilidade no website da STCP.